História da Paraíba
1.1 Antecedentes da Conquista da Paraíba
Demorou um certo tempo para que Portugal
começasse a explorar economicamente o Brasil,
uma vez que os interesses lusitanos estavam
voltados para o comércio de especiarias nas
Índias, e além disso, não havia nenhuma
riqueza na costa brasileira que chamasse tanta
atenção quanto o ouro, encontrado nas colônias
espanholas, minério este que tornara uma nação
muito poderosa na época.
Devido ao desinteresse lusitano, piratas e
corsários começaram a extrair o pau-brasil,
madeira muito encontrada no Brasil-colônia, e
especial devido a extração de um pigmento,
usado para tingir tecidos na Europa. Esses
invasores eram em sua maioria franceses, e
logo que chegaram no Brasil fizeram amizades
com os índios, possibilitando entre eles uma
relação comercial conhecida como "escambo",
na qual o trabalho indígena era trocado por
alguma manufatura sem valor.
Os portugueses, preocupados com o aumento do
comércio dos invasores da colônia, passaram a
enviar expedições para evitar o contrabando do
pau-brasil, porém, ao chegar no Brasil essas
expedições eram sempre repelidas pelos
franceses apoiados pelos índios. Com o fracasso
das expedições o rei de Portugal decidiu criar o
sistema de capitanias hereditárias.

1.1. Antecedentes da Conquista da Paraíba
1.2. A Conquista e Fundação da Paraíba
1.3. Primeiras Vilas da Paraíba na
Época Colonial
2.1. Primeiros Capitães- Mores
2.2. As Ordens Religiosas da Capitania
da PB e Seus Mosteiros
2.3. A População Indígena
3.1. Invasões Holandesas
3.2. Conquista para o interior da
Paraíba
3.3. Análise política, econômica e social
da capitânia nos séculos XVII e
XVIII
4.1. Revoltas em que a PB participou
4.2. Governadores da PB após a
revolução de 1930
4.3. Sítios Arqueológicos da PB
DIVISÃO GEOPOLÍTICA
5.1.1 Localização da Paraíba
5.1.2 Limites
5.1.3 Microregiões
5.1.4 Relevo
5.1.5 Clima
5.1.6 Hidrografia
5.1.7 População
PARAÍBA ATUAL
5.2.1 Aspectos políticos
5.2.2 Aspectos econômicos
5.2.3 Aspectos sociais
5.2.4 Aspectos religiosos
5.2.5 Aspectos culturais

Com o objetivo de povoá-la, a colônia
portuguesa foi dividida em 15 capitanias, para
doze donatários. Entre elas destacamos a
Capitania de Itamaracá, a qual se estendia do
O Autor
rio Santa Cruz até a Baía da Traição.
Inicialmente essa capitania foi doada à Pedro
Lopes de Souza, que não pôde assumir, vindo
em seu lugar o administrador Francisco Braga, que devido a uma rivalidade com Duarte Coelho,
deixou a capitania em falência, dando lugar a João Gonçalves, que realizou algumas benfeitorias na
capitania como a fundação da Vila da Conceição e a construção de engenhos.
Após a morte de João Gonçalves, a capitania entrou em declínio, ficando a mercê de malfeitores e
propiciando a continuidade do contrabando de madeira.
Com a tragédia de Tacunhaém*, em 1534 o rei de Portugal desmembrou Itamaracá, dando
formação à Capitania do Rio Paraíba.
Existia uma grande preocupação por parte dos lusitanos em conquistar a capitania que atualmente
é a Paraíba, pois havia a garantia do progresso da capitania pernambucana, a quebrada aliança
entre Potiguaras e franceses, e ainda, estender sua colonização ao norte.
* Tragédia de Tacunhaém: Foi uma tragédia na qual índios mataram todos os moradores de um

engenho.

1.2. A Conquista e Fundação da Paraíba
Expedições para a Conquista
Quando o Governador Geral (D. Luís de Brito) recebeu a ordem para separar Itamaracá, recebeu
também do rei de Portugal a ordem de punir os índios responsáveis pelo massacre, expulsar o s
franceses e fundar uma cidade. Assim começaram as cinco expedições para a conquista da Paraíba.
Para isso o rei D. Sebastião mandou primeiramente o Ouvidor Geral D. Fernão da Silva.
I Expedição (1574): O comandante desta expedição foi o Ouvidor Geral D. Fernão da Silva. Ao
chegar no Brasil, Fernão tomou posse das terras em nome do rei sem que houvesse nenhuma
resistência, mas isso foi apenas uma armadilha. Sua tropa foi surpreendida por indígenas e teve
que recuar para Pernambuco.
II Expedição (1575): Quem comandou a segunda expedição foi o Governador Geral, D. Luís de
Brito. Sua expedição foi prejudicada por ventos desfavoráveis e eles nem chegaram sequer às
terras paraibanas. Três anos depois outro Governador Geral (Lourenço Veiga), tenta conquistar a o
Rio Paraíba, não obtendo êxito.
III Expedição (1579): Frutuoso Barbosa impôs a condição de que se ele conquistasse a paraíba,
a governaria por dez anos. Essa idéia só lhe trouxe prejuízos, uma vez que quando estava vindo à
Paraíba, caiu sobre sua frota uma forte tormenta e além de ter que recuar até Portugal, ele perdeu
sua esposa.
IV Expedição (1582): Com a mesma proposta imposta por ele na expedição anterior, Frutuoso
Barbosa volta decidido a conquistar a Paraíba, mas cai na armadilha dos índios e dos franceses.
Barbosa desiste após perder um filho em combate.
V Expedição (1584): Este teve a presença de Flores Valdez, Felipe de Moura e o insistente
Frutuoso Barbosa, que conseguiram finalmente expulsar os franceses e conquistar a Paraíba. Após
a conquista, eles construíram os fortes de São Tiago e São Felipe.
Conquista da Paraíba
Para as jornadas o Ouvidor Geral Martim Leitão formou uma tropa constituída por brancos, índios,
escravos e até religiosos. Quando aqui chegaram se depararam com índios que sem defesa, fogem
e são aprisionados. Ao saber que eram índios Tabajaras, Martim Leitão manda soltá-los, afirmando
que sua luta era contra os Potiguaras (rivais dos Tabajaras). Após o incidente, Leitão procurou
formar uma aliança com os Tabajaras, que por temerem outra traição, a rejeitaram.
Depois de um certo tempo Leitão e sua tropa finalmente chegaram aos fortes (São Felipe e São
Tiago), ambos em decadência e miséria devido as intrigas entre espanhóis e portugueses. Com isso
Martim Leitão nomeou outro português, conhecido como Castrejon, para o cargo de Frutuoso
Barbosa. A troca só fez piorar a situação. Ao saber que Castrejon havia abandonado, destruído o
Forte e jogado toda a sua artilharia ao mar, Leitão o prendeu e o enviou de volta à Espanha.
Quando ninguém esperava, os portugueses se unem aos Tabajaras, fazendo com que os Potiguaras
recuassem. Isto se deu no início de agosto de 1585.
A conquista da Paraíba se deu no final de tudo através da união de um português e um chefe
indígena chamado Piragibe, palavra que significa Braço de Peixe.
Fundação da Paraíba
Martim Leitão trouxe pedreiros, carpinteiros, engenheiros e outros para edificar a Cidade de Nossa
Senhora das Neves. Com o início das obras, Leitão foi a Baía da Traição expulsar o resto dos
franceses que permaneciam na Paraíba.

Leitão nomeou João Tavares para ser o capitão do Forte. Paraíba foi a terceira cidade a ser fundada
no Brasil e a última do século XVI.

1.3 Primeiras Vilas da Paraíba na Época Colonial
Com a colonização foram surgindo vilas na Paraíba. A seguir temos algumas informações sobre as
primeiras vilas da Paraíba.
Pilar: O início de seu povoamento aconteceu no final do século XVI, quando fazendas de gado
foram encontradas pelos holandeses. Hoje uma cidade sem muito destaque na Paraíba, foi elevada
à vila em 5 de janeiro de 1765. Pilar originou-se a partir da Missão do Padre Martim Nantes naquela
região. Pilar foi elevada à município em 1985, quando o cultivo da cana-de-açúcar se tornou na
principal atividade da região.
Sousa: Hoje a sexta cidade mais populosa do Estado e dona de um dos mais importantes sítios
arqueológicos do país (Vale dos Dinossauros), Sousa era um povoado conhecido por "Jardim do Rio
do Peixe". A terra da região era bastante fértil, o que acelerou rapidamente o processo de
povoamento e progresso do local. Em 1730, já viviam aproximadamente no vale 1468 pessoas.
Sousa foi elevada à vila com o nome atual em homenagem ao seu benfeitor, Bento Freire de Sousa,
em 22 de julho de 1766. Sua emancipação política se deu em 10 de julho de 1854.
Campina Grande:Sua colonização teve início em 1697. O capitão-mor Teodósio de Oliveira Ledo
instalou na região um povoado. Os indígenas formaram uma aldeia. Em volta dessa aldeia surgiu
uma feira nas ruas por onde passavam camponeses. Percebe-se então que as características
comerciais de Campina Grande nasceram desde sua origem.Campina foi elevada à freguesia em
1769, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição. Sua elevação à vila com o nome de Vila
Nova da Rainha se deu em 20 de abril de 1790. Hoje, Campina Grande é a maior cidade do interior
do Nordeste.
São João do Cariri: Tendo sida povoada em meados do século XVII pela enorme família Cariri que
povoava o sítio São João, entre outros, esta cidade que atualmente não se destaca muito à nível
estadual foi elevada à vila em 22 de março de 1800. Sua emancipação política é datada de 15 de
novembro de 1831.
Pombal: No final do século XVII, Teodósio de Oliveira Ledo realizou uma entrada através do rio
Piranhas. Nesta venceu o confronto com os índios Pegas e fundou ali uma aldeia que inicialmente
recebeu o nome do rio (Piranhas). Devido ao seucesso da entrada não demorou muito até que
passaram a chamar o local de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em homenagem a uma santa.Em
1721 foi construída no local a Igreja do Rosário, em homenagem à padroeira da cidade considerada
uma relíquia história nos dias atuais.Sob força de uma Carta Régia datada de 22 de junho de 1766,
o município passou a se chamar Pombal, em homenagem ao famoso Marquês de Pombal. Foi
elevada à vila em 3/4 de maio de 1772, data hoje considerada como sendo também a da criação do
município.
Areia:Conhecida antigamente pelo nome de Bruxaxá, Areia foi elevada à freguesia com o nome de
Nossa Senhora da Conceição pelo Alvará Régio de 18 de maio de 1815. Esta data é considerada
também como a de sua elevação à vila.Sua emancipação política se deu em 18 de maio de 1846,
pela lei de criação número 2. Hoje, Areia se destaca como uma das principais cidades do interior da
Paraíba, principalmente por possuir um passado histórico muito atraente.
2.1 Primeiros Capitães- Mores
João Tavares
João Tavares foi o primeiro capitão-mor, ao qual governou de 1585 a 1588 a Capitania da Paraíba.
João Tavares foi encarregado pelo Ouvidor-Geral, Martim Leitão, de construir uma nova cidade.
Para edificação dessa cidade, vieram 25 cavaleiros, além de pedreiros e carpinteiros, entre outros

trabalhadores do gênero. Chegaram também jesuítas e outras pessoas para residir na cidade.
Foi fundado por João Tavares o primeiro engenho, o d'El-Rei, em Tibiri, e o forte de São Sebastião,
construído por Martim Leitão para a proteção do engenho.
Os jesuítas ficaram responsáveis pela catequização dos índios. Eles ainda fundaram um Centro de
Catequese e em Passeio Geral edificaram a capela de São Gonçalo.
O governo de João Tavares foi demasiadamente auxiliado por Duarte Gomes da Silveira, natural de
Olinda.
Silveira foi um senhor de engenho e uma grande figura da Capitania da Paraíba durante mais de 50
anos. Rico, ajudou financeiramente na ascensão da cidade. Em sua residência atualmente se
encontra o Colégio Nossa Senhora das Neves.
Apesar de ter se esforçado muito para o progresso da capitania, João Tavares foi posto para fora
em 1588, devido à política do Rei.
Frutuoso Barbosa
Devido à grande insistência perante a corte e por defender alguns direitos, Frutuoso Barbosa foi,
em 1588, nomeado o novo capitão-mor da Capitania da Paraíba, auxiliado por D. Pedro Cueva, ao
qual foi encarregado de controlar a parte militar da capitania.
Neste mesmo período, chegaram alguns Frades Fransciscanos, que fundaram várias aldeias e por
não serem tão rigorosos no ensino religioso como os Jesuítas, entraram em desentendimento com
estes últimos. Esse desentendimento prejudicou o governo de Barbosa, pois aproveitando-se de
alguns descuidos, os índios Potiguaras invadiram propriedades. Vieram em auxílio de Barbosa o
capitão-mor de Itamaracá, com João Tavares, Piragibe e seus índios. No caminho, João Tavares
faleceu de um mal súbito. Quando o restante do grupo chegou à Paraíba, desalojou e prendeu os
Potiguaras.
Com o objetivo de evitar a entrada dos franceses, Barbosa ordenou a construção de uma fortaleza
em Cabedelo.
Piragibe iniciou a construção do forte com os Tabajaras, porém, devido a interferência dos Jesuítas,
as obras foram concluídas pelos fransciscanos e seus homens.
Em homenagem a Felipe II, da Espanha, Barbosa mudou o nome da cidade de Nossa Senhora das
Neves para Felipéia de Nossa Senhora das Neves.
Devido às infinitas lutas entre o capitão Pedro Cueva e os Potiguaras e os desentendimentos com os
Jesuítas, houve a saída da Cueva e a decisão de Barbosa de encerrar o seu governo, em 1591.
André de Albuquerque Maranhão
André de Albuquerque governou apenas por um ano. Nele, expulsou os Potiguaras e realizou
algumas fortificações. Entre elas, a construção do Forte de Inhobin para defender alguns engenhos
próximos a este rio.
Ainda nesse governo os Potiguaras incendiaram o Forte de Cabedelo. O governo de Albuquerque se
finalizou em 1592.
Feliciano Coelho de Carvalho
Em seu governo realizou combates na Capaoba, houve paz com os índios, expandiu estradas e
expulsou os fransciscanos. Terminou seu governo em 1600.

2.2 As Ordens Religiosas da Capitania da PB e Seus Mosteiros
Os Jesuítas
Os jesuítas foram os primeiros missionários que chegaram à Capitania da Paraíba, acompanhando
todas as suas lutas de colonização.
Ao mando de Frutuoso Barbosa, os jesuítas se puseram a construir um colégio na Felipéia. Porém,
devido a desavenças com os fransciscanos, que não usavam métodos de educação tão rígidos como
os jesuítas, a idéia foi interrompida. Aproveitando esses desentendimentos, o rei que andava
descontente com os jesuítas pelo fato de estes não permitirem a escravização dos índios, culpou os
jesuítas pela rivalidade com os fransciscanos e expulsou-os da capitania.
Cento e quinze anos depois, os jesuítas voltaram à Paraíba fundando um colégio onde ensinavam
latim, filosofia e letras. Passado algum tempo, fundaram um Seminário junto à igreja de Nossa
Senhora da Conceição. Atualmente essa área corresponde ao jardim Palácio do Governo.
Em 1728, os jesuítas foram novamente expulsos. Em 1773, o Ouvidor-Geral passou aresidir no
seminário onde moravam os jesuítas, com a permissão do Papa Clementino XIV.
Os Franciscanos
Atendendo a Frutuoso Barbosa, chegaram os padres franciscanos, com o objetivo de catequizar os
índios.
O Frei Antônio do Campo Maior chegou com o objetivo de fundar o primeiro convento da capitania.
Seu trabalho se concentrou em várias aldeias, o que o tornou importante.
No governo de Feliciano Coelho, começaram alguns desentendimentos, pois os franciscanos, assim
como os jesuítas, não escravizavam os índios. Ocorreu que depois de certo desentendimentos entre
os franciscanos, Feliciano e o governador geral, Feliciano acabou se acomodando junto aos frades.
A igreja e o convento dos franciscanos foram construídos em um sítio muito grande, onde
atualmente se encontra a praça São Francisco.
Os Beneditinos
O superior geral dos beneditinos tinha interesse em fundar um convento na Capitania da Paraíba. O
governador da capitania recebeu o abade e conversou com o mesmo sobre a tal fundação. Resolveu
doar um sítio, que seria a ordem do superior geral dos beneditinos.
A condição imposta pelo governador era que o convento fosse construído em até 2 anos. O
mosteiro não foi construído em dois anos, mesmo assim, Feliciano manteve a doação do sítio.
A igreja de São Bento se encontra atualmente na rua nove, onde ainda há um cata-vento em
lâmina, construído em 1753.
Os Missionários Carmelitas
Os carmelitas vieram à Paraíba a pedido do cardeal D. Henrique, em 1580. Mas devido a um
incidente na chegada que colheu os missionários para diferentes direções, a vinda dos carmelitas
demorou oito anos.
Os carmelitas chegaram à Paraíba quando o Brasil estava sob domínio espanhol. Os carmelitas
chegaram, fundaram um convento e iniciaram trabalhos missionários. A história dos carmelitas aqui
é incompleta, uma vez que vários documentos históricos foram perdidos nas invasões holandesas.

Frei Manuel de Santa Teresa restaurou o convento depois da revolução francesa, mas logo depois
este foi demolido para servir de residência ao primeiro bispo da Paraíba, D. Adauto de Miranda
Henriques. Pelos carmelitas foi fundada a Igreja do Carmo.

2.3 A População Indígena
Na Paraíba haviam duas raças de índios, os Tupis e os Cariris (também chamados de Tapuias).
Os Tupis se dividiam em Tabajaras e Potiguaras, que eram inimigos.
Na época da fundação da Paraíba, os Tabajaras formavam um grupo de aproximadamente 5 mil
pessoas. Eles eram pacíficos e ocupavam o litoral, onde fundaram as aldeias de Alhanda e Taquara.
Já os Potiguaras eram mais numerosos que os Tabajaras e ocupavam uma pequena região entre o
rio Grande do Norte e a Paraíba.
Esses índios locomoviam-se constantemente, deixando aldeias para trás e formando outras. Com
esta constante locomoção os índios ocuparam áreas antes desabitadas.
Os índios Cariris se encontravam em maior número que os Tupis e ocupavam uma área que se
estendia desde o Planalto da Borborema até os limites do Ceará, Rio Grande do Norte e
Pernambuco.
Os Cariris eram índios que se diziam ter vindo de um grande lago. Estudiosos acreditam que eles
tenham vindo do Amazonas ou da Lagoa Maracaibo, na Venezuela.
Os Cariris velhos, que teriam sido civilizados antes dos cariris novos, se dividiam em muitas tribos;
sucuru, icós, ariu e pegas, e paiacú. Destas, os tapuias pegas ficaram conhecidos nas lutas contra
os bandeirantes.
O nível de civilização do índio paraibano era considerável. Muitos sabiam ler e conheciam ofícios
como a carpintaria. Esses índios tratavam bem os jesuítas e os missionários que lhes davam
atenção.
A maioria dos índios estavam de passagem do período paleolítico para o neolítico. A língua falada
por eles era o tupi-guarani, utilizada também pelos colonos na comunicação com os índios. O tupiguarani mereceu até a criação de uma gramática, elaborada por Padre José de Anchieta.
Piragibe, que nos deu a paz na conquista da Paraíba; Tabira, que lutou contra os franceses e Poti,
que lutou contra os holandeses e foi herói na batalha dos Guararapes, são exemplos de índios que
se sobressaíram na Paraíba.
Ainda hoje, encontram-se tribos indígenas Potiguaras localizadas na Baía da Traição, mas em
apenas uma aldeia, a São Francisco, onde não há miscigenados, pois a tribo não aceita a presença
de caboclos, termo que eles utilizavam para com as pessoas que não pertencem a tribo.
O Cacique dessa aldeia chama-se Djalma Domingos, que também é o prefeito do município de Baía
da Traição. Aos poucos, a aldeia vai se civilizando; um exemplo disso é um posto telefônico
implantado na mesma há um mês.
Nessas aldeias existem cerca de 7.000 índios Potiguaras, que mantém as culturas antigas. Eles
possuem cerca de 1.800 alunos de 7 a 14 anos em primeiro grau menor.
No Brasil, só existem três tribos Potiguaras, sendo que no Nordeste a única é a da Baía da Traição.
Em 19 de Abril eles comemoraram seu dia fazendo pinturas no corpo e reunindo as aldeias locais na

aldeia S. Chico e realizaram danças, como o Toré.
A principal atividade econômica desses índios é a pesca e em menor escala, a agricultura.

3.1 Invasões Holandesas
Em 1578 o jovem rei de Portugal, D. Sebastião, foi morto na batalha de Alcácer-Quibir, na África,
deixando o trono português para seu tio, o cardeal D. Henrique, o qual devido à sua avançada
idade acabou morrendo em 1579, sem deixar herdeiros. O Rei da Espanha, Felipe II, que se dizia
primo dos reis portugueses, com a colaboração da nobreza portuguesa e do seu exército, conseguiu
em 1580 o trono português.
A passagem do trono português à coroa espanhola prejudicou os interesses holandeses, pois eles
estavam travando uma luta contra a Espanha pela sua independência e a Holanda era responsável
pelo comércio do açúcar nas colônias portuguesas, o que lhes garantiam altos lucros. Dessa forma,
rivais dos espanhóis, os holandeses foram proibidos de aportarem em terras portuguesas, o que
lhes trouxe grande prejuízo.
Interessados em recuperar seus lucrativos negócios com as colônias portuguesas, o governo e
companhias privadas holandesas formaram a Companhia das Índias Ocidentais, para invadir as
colônias.
A primeira tentativa de invasão holandesa ocorreu em 1624, em Salvador. O governador da Bahia,
Diogo de Mendonça Furtado, havia se preparado para o combate, porém com o atraso da
esquadrilha holandesa, os brasileiros não mais acreditavam na invasão quando foram pegos de
surpresa.
Durante o ataque o governador foi preso. Mas orientadas por Marcos Teixeira, as forças brasileiras
mataram vários chefes batavos, enfraquecendo as tropas holandesas. Em maio de 1625, eles foram
expulsos da Bahia pela esquadra de D. Fradique de Toledo Osório.
Ao se retirarem de Salvador, os holandeses, comandados por Hendrikordoon, seguiram para Baía
da Traição, onde desembarcaram e se fortificaram. Tropas paraibanas, pernambucanas e índios se
uniram a mando do governador Antônio de Albuquerque e Francisco Carvalho para expulsar os
holandeses. A derrota batava veio em agosto de 1625.
Após esse conflito ao holandeses seguiram para Pernambuco, onde o governador Matias de
Albuquerque, objetivando deixá-los sem suprimentos, incendiou os armazéns do porto e
entrincheirou-se.
Na Paraíba, por terem ajudado os holandeses, os Potiguaras foram expulsos por Francisco Coelho.
Percebe-se nesse período a grande defesa da terra.
Temendo novos ataques, a Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo, foi reconstruída e guarnecida
e a sua frente, na margem oposta do Rio Paraíba, foi construído o Forte de Santo Antônio.
Aos cinco dias de dezembro de 1632, comandados por Callenfels, 1600 batavos desembarcaram na
Paraíba. Ocorreu um tiroteio, os holandeses construíram uma trincheira em frente a fortaleza de
Santa Catarina, mas foram derrotados com a chegada de 600 homens vindos de Felipéia de Nossa
Senhora das Neves a mando do governador.
Após esse acontecimento os brasileiros tentam construir uma trincheira em frente a fortaleza. Os
holandeses tentam impedir, mas o forte resiste. Incapazes de vencer, os batavos se retiram para
Pernambuco.
Os holandeses decidem atacar o Rio Grande do Norte, mas Matias de Albuquerque, 200 índios e 3

companhias paraibanas os impediram de desembarcar.
Os holandeses voltam à Paraíba para atacar o Forte de Santo Antônio, mas ao desembarcarem
percebam a trincheira levantada pelos paraibanos, fazendo com que eles desistissem da invasão e
voltassem ao Cabo de Santo Agostinho.
Após um tempo os holandeses resolvem tentar invadir a Paraíba novamente, pois ela representava
uma porta para a invasão batava em Pernambuco. Dessa forma, em 25 de novembro de 1634
partiu uma esquadra de 29 navios para a Paraíba.
Aos quatro dias de dezembro de 1634, bem preparados os soldados holandeses chegam ao Norte
do Jaguaribe, onde desembarcaram e aprisionaram três brasileiros, entre eles o governador, que
conseguiu fugir.
No dia seguinte o resto da tropa holandesa desembarcou aprisionando mais pessoas. No caminho
por terra para Cabedelo os batavos receberam mais reforços.
Antônio de Albuquerque Maranhão enviou à Paraíba tudo o que foi preciso para combater com os
chefes holandeses na região do forte. Enquanto isso, Callabar roubava as propriedades. Vieram
reforços do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. O capitão Francisco Peres Souto assumiu o
comando da fortaleza de Cabedelo.
Apenas em 15 de novembro chegou à Paraíba o Conde Bagnuolo, para auxiliar os paraibanos. Como
os paraibanos já encontravam-se em situação irremediável, resolveram entregar o Forte de
Cabedelo e logo em seguida o Forte de Santo Antônio.
O Conde de Bagnuolo foi para Pernambuco; Antônio de Albuquerque e o resto da tropa, juntamente
com o resto do povo, tentou fundar o Arraial do Engenho Velho.
Os holandeses chegaram com seus exércitos na Felipéia de Nossa Senhora das Neves em 1634, e a
encontraram vazia. Foram então à procura de Antônio de Albuquerque no Engenho Velho, mas não
o encontraram.
O comandante das tropas holandesas entendeu-se com Duarte Gomes, que procurou a Antônio de
Albuquerque, que prendeu-o e mandou-o para o Arraial do Bom Jesus. Depois, os holandeses
mandaram libertar Duarte Gomes.
No Engenho Espírito Santo, os nossos guerreiros venceram os invasores, que eram chefiados por
André Vidal de Negreiros.
Os paraibanos continuavam com a idéia de querer expulsar os holandeses. Buscaram forças para
isso: arranjaram homens no Engenho São João e contaram com o apoio de André V. de Negreiros.
Quando os holandeses descobriram, também se prepararam para o combate. Os paraibanos
reuniram-se em Timbiri, e depois seguiram para o Engenho Santo André, onde foram atacados por
Paulo Linge e sua tropa.
Após várias lutas, morreram oitenta holandeses e a Paraíba perdeu o capitão Francisco Leitão.
Os combatentes, que estavam recolhidos no engenho Santo André, continuaram com as
provocações aos holandeses, tornando assim complicada a situação de Pernambuco.
A fortaleza de Pernambuco estavam entregue aos prisioneiros soltos por Hautyn. Francisco Figueroa
chegou para governar a capitania por um determinado tempo. Em 1655, chegou João Fernandes
Vieira para assumir a Capitania da Paraíba.
Jerônimo de Albuquerque conquistou o Maranhão com a ajuda de seu filho Antônio de Albuquerque
Maranhão. Em 1618, então este teve por herança o governo do Maranhão, que teria a assessoria de

duas pessoas escolhidas pelo povo. Antônio não gostou muito de seus auxiliares e os dispensou.
Seguindo os assessores seu próprio caminho, Antônio de Albuquerque abandonou o governo do
Maranhão e casou-se em Lisboa, tendo desse casamento dois filhos.
Antônio voltou ao Brasil em 1627, com a nomeação de Capitão-Mor da Paraíba.
A Capitania da Paraíba na época da invasão holandesa
Na época da invasão holandesa, a população era dividida em dois grupos: os homens livres
(holandeses, portugueses e brasileiros) e os escravos (de procedência brasileira ou africana).
Durante muito tempo de domínio holandês no Brasil, não houve mistura de raças.
Política administrativa holandesa na Paraíba
Por uma década, a capitania da Paraíba teve como administradores alguns governadores
holandeses:
Servais Carpentier:Também governou o Rio Grande do Norte, e sua residência oficial foi no
Convento São Francisco.
Ippo Elyssens:Foi um administrador violento e desonesto. Apoderou-se dos melhores engenhos da
capitania.
Elias Herckmans:Governador holandês importante, que governou por cinco anos.
Sebastian Von Hogoveen:Governaria no lugar de Elias H., mas morreu antes de assumir o cargo.
Daniel Aberti:Substituto do anterior.
Gisberk de With:Foi o melhor governador holandês, pois era honesto, trabalhador e humano.
Paulo de Lince:Foi derrotado pelos "Libertadores da Insurreição", e retirou-se para Cabedelo.

3.2 Conquista para o Interior da Paraíba
Através de entradas, Missões de Catequese e bandeiras, o interior da Paraíba foi conquistado,
principalmente após as invasões holandesas.
Os missionários pregavam o cristianismo nas suas Missões, alfabetizavam e ensinavam ofícios aos
índios e construíam colégios para os colonos.
Os missionários encontraram um planalto com uma campina verde e um clima agradável. Um
aldeamento de índios cariris que se organizaram na região deram-lhe o nome de Campina Grande.
Entre os missionários, destacou-se o Padre Martim Nantes, cuja missão deu origem à vila de Pilar.
As Missões de Catequese foram as primeiras formas de conquista do interior da Paraíba. Após elas
foram executadas bandeiras com a finalidade de capturar índios.
O capitão-mor Teodósio de Oliveira Ledo foi o homem que comandou a primeira bandeira na
Paraíba. Esta bandeira se deu através do Rio Paraíba e teve como destaque a fundação de um
povoado chamado Boqueirão. Esta primeira bandeira, apesar de ter sido tumultuada, foi bem
sucedida, uma vez que Teodósio aprisionou vários índios. Teodósio é tido como o grande

responsável pela colonização do interior da Paraíba. Ele estabeleceu-se no interior e trouxe famílias
e índios para povoá-lo.
Os passos de Teodósio foram seguidos pelo capitão-mor Luís Soares, que também se destacou por
suas penetrações para o interior.
Um homem chamado Elias Herckman procurou minas e chegou à Serra da Borborama. Sua atitude
(a de procurar minas) foi seguida por Manuel Rodrigues.
O fundador da Casa da Torre, Francisco Dias D'ávila, foi outro bandeirante que se destacou na
colonização da Paraíba.
Entre as várias tribos (caicós, icós, janduis, etc.) que se destacaram no conflito contra conquista do
interior paraibano, os mais conhecidos são os sucurus, que habitavam Alagoas de Monteiro.

3.3 Análise política, econômica e social da capitânia nos séculos XVII e XVIII
Análise Política
Na administração colonial do Brasil, foram configurados três modalidades de estatutos políticos: o
das capitanias hereditárias, o do governo geral e o do Vice-reino.
Na Paraíba, tivemos a criação da Capitania Real em 1574.
Em 1694, depois de mais de noventa anos de fundação, esta capitania se tornou independente.
Entretanto, passados mais de sessenta anos, a capitania da Paraíba foi anexada à de Pernambuco
em 1o de janeiro de 1756.
Houve prejuízo nesta fusão para a capitania paraibana, além de prejudicar o Real Serviço, em
virtude das complicações de ordem General de Pernambuco, do governador da Paraíba e do Rio
Grande do Norte.
Por isto, em 1797, o governador da capitania, Fernando Castilho dá um depoimento, descrevendo a
situação da Capitania Real da Paraíba à Rainha de Portugal. Em 11 de janeiro de 1799, pela Carta
Régia, a Capitania da Paraíba separou-se da de Pernambuco.
O interior da capitania foi devastado por bandeirantes, que penetravam até o Piauí. Entretanto a
conquista do Sertão foi realizada pela família Oliveira Ledo.
Outro fato político foram as constantes invasões de franceses a mando da própria coroa francesa.
A invasão holandesa e a Guerra dos Mascates, em que a Paraíba esteve sempre presente com
heroísmo de seus filhos, tiveram a sua conseqüência política, uma vez que estimulou o sentimento
nacionalista dos paraibanos.
Análise Econômica
Na época colonial, a Paraíba ofereceu no aspecto econômico um traço digno de registro. Entre os
principais produtos e fontes de riqueza, destacavam-se o pau-brasil, a cana-de-açúcar, o algodão e
o comércio de negros.
O pau-brasil, proveniente da Ásia, era conhecido como ibira-pitanga pelos índios. O seu valor como
matéria prima de tinturaria foi atestado na Europa e na Ásia. Daí a sua importância econômica.
Pernambuco e Paraíba figuravam entre os pontos do Brasil onde a ibira-pitanga era mais

encontrada.
A cana-de-açúcar, que foi a principal riqueza da Paraíba com os seus engenhos, veio do Cabo
Verde. Foi plantada inicialmente na Capitania de Ilhéus.
A cana não se aclimatou na Europa. Na idade média o açúcar era um produto raro de preço
exorbitante. Figurava em testamento no meio das jóias.
Isto provou bem a importância do açúcar, de que resultou o desenvolvimento e progresso das
colônias brasileiras. Na primeira década da fundação da Paraíba, já se encontravam dez engenhos
montados.
Desde 1532 que entrava na capitania este produto armazenado nos celeiros, na feitorias de
Iguarassú. Os franceses já traficavam com o algodão. Entretanto a economia do "ouro branco" só
se desenvolveu no século XVIII. Aqui na capitania o algodão teve uma suma importância na
balança da economia.
Na Paraíba o rebanho de gado vacum também teve importância econômica. Não foi ele somente
utilizado como fonte de subsistência entre nós. Entrou nos engenhos como impulsionador das
moendas.
Teve o gado a sua fase áurea durante a "idade do couro", quando tudo se fazia com o couro com
fins comerciais; móveis, portas, baús, etc.
O Tráfico de Escravos
No início da colonização, começaram a ser introduzidos no Brasil os escravos. A data é omissa, mas
presume-se que tenham vindo primeiro com Martim Afonso de Souza para a Capitania da São
Vicente.
Na Paraíba, o empreendimento do comércio de negros iniciou-se logo após o Decreto Real de 1559,
da Regente Catarina permitindo aos engenhos comprar cada um doze (12) escravos.
O escravo era mercadoria cara. Seu valor médio oscilava entre 20 e 30 libras esterlinas.
Análise Social; Igrejas
Duarte Coelho Pereira fundou uma nova Lusitânia, composta apenas por nobres. Alguns nobres de
Pernambuco se refugiaram para a Paraíba, antes que ocorresse alguma invasão holandesa. Ao
chegarem, fizeram seus engenhos, onde viviam com muito luxo, desfrutando de tudo.
Ocorre que nem toda a população vivia tão bem como a nobreza, uma vez que haviam mulheres e
moças analfabetas, que só faziam os afazeres domésticos.
Havia também outras classes sociais, compostas por comerciantes e aventureiros, que enriqueciam
rapidamente, faziam parte da burguesia, querendo chegar a fazer parte da nobreza.
Os integrantes da máquina administrativa constituíam outra classe. Eles eram considerados os
homens bons, viviam uniformizados.
O fator mais importante para a sociedade foi a Igreja, devido à sua maneira de catequizar o povo.
As principais igrejas que acompanharam a Paraíba no tempo colonial foram:
A matriz de Nossa Senhora das Neves

Igreja da Misericórdia
Igreja das Mercês
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Capela de Nossa Senhora da Mãe dos Homens
Igreja do Bom Jesus dos Martírios.
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4.1 Revoltas em que a PB Participou
Guerra dos Mascates:A Guerra dos Mascates foi uma guerra civil, ocorrida em Pernambuco, no
século XVIII, mais propriamente em Olinda, sede do governo pernambucano na época.
Ocorreu que houve indignação contra a elevação de Recife à categoria de vila, a pedido da
população de Recife, composta por comerciantes portugueses chamados Mascates que aspiravam
por uma maior autonomia. Nesta época a economia nordestina entrava em declínio, pois os preços
do açúcar estavam baixando no mercado mundial e haviam descoberto as Minas Gerais.
Muitos senhores de engenho deviam dinheiro aos mascates. Em 1707 o povoado de Recife foi
elevado a vila, o que provocou revolta em Olinda. Alguns olindenses ocuparam Recife e elegeram
um novo governador a seu favor; Olinda ocupou Recife por três meses.
João da Mata, um mascate, adquiriu o apoio do governador da Paraíba, João da Maia Gama, para
desforrar-se dos senhores de engenho. Desta forma os mascates aprisionaram o governador
pernambucano. Após este fato entrou um novo governador no poder (Félix José Machado de
Mendonça), que a princípio foi imparcial, mas que em seguida ficou ao lado dos mascates, os quais
saíram vencedores desse conflito.
Revoluções Liberais: A passagem do século XVIII para o XIX foi marcada pelo surgimento de
idéias revolucionárias. No mundo surgia o estilo literário conhecido como Realismo/Naturalismo,
que procurava descrever as classes inferiores e mostrar os aspectos mais degradantes e cruéis da
sociedade. Na Paraíba as idéias revolucionárias foram estimuladas pela marçonaria.
O mundo todo se baseava no ponto de vista científico. Temos como exemplo o padre Manoel
Arruda, que começou a pesquisar a fauna e a flora nordestina.
Todas estas idéias liberais provocaram um surto revolucionário, no qual podemos citar as
revoluções de 1817, 1824 e 1848, todas com tendências republicanas, federalistas e democráticas.
Revolução de 1817:Este movimento de caráter republicano e separatista, surgiu na Província de
Pernambuco e logo se espalhou pelas províncias de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
Influenciados pela Revolução Francesa e polo exemplo de República norte-americano, os revoltosos
queriam emancipar o Brasil. Quando a revolta estourou os revoltosos instalaram um governo
provisório republicano. Porém o Governo Geral não perdeu tempo. Quatro meses depois os líderes
da revolta foram condenados à morte e a revolução contida.
Como líderes da revolução podemos citar Domingos José da Silva (comerciante) e os paraibanos
militares Peregrino de Carvalho e Amaro Gomes.
Revolução Praieira:Esta revolta durou apenas cinco meses e ocorreu na província de Pernambuco
entre 1848/49. Ela foi influenciada pelo espírito de 1848 que dominava a Europa. Esta revolta
consiste não apenas em um movimento de protesto contra a política Imperial, mas num movimento
social que pretendia estabelecer reformas. Dentre outras exigências feitas pelos revoltosos,
podemos citar:
a divisão dos latifúndios;

a liberdade de imprensa;
democracia;
fim da importação de indústrias têxteis;
fim do domínio português sobre o comércio de Recife;
fim da oligarquia política, entre outros.
Os revoltosos eram os liberais adversativos dos conservadores (grandes latifundiários e
comerciantes portugueses). O principal jornal liberal em Recife tinha sua localização na Rua da
Praia. Por causa disto, os liberais ficaram conhecidos como praieiros.
A revolução iniciou-se com choques entre os liberais e conservadores de Olinda, ao sétimo dia do
mês de novembro de 1848. Em 1849 os revoltosos atacaram Recife, mas fracassaram. Depois de
ter sido derrotado pelas tropas do Brigadeiro Coelho, em Pernambuco, Borges da Fonseca
continuou a lutar na Paraíba. Outros líderes foram torturados ou assassinados. Este foi o último
movimento revolucionário do Império.
Confederação do Equador: Esta revolta surgiu com a atitude autoritária de D. Pedro I, o qual
dissolveu a Assembléia Constituinte. Esta situação agravou-se quando D. Pedro I quis substituir
Manoel Pais de Andrade, governador da província, ex-revolucionário, que gozava de grande
popularidade entre os pernambucanos, por uma apadrinhado seu (Francisco Reis Barreto). Desta
forma, as câmaras municipais de Olinda e Recife se declararam contrárias ao governo de Barreto.
Em 2 de julho de 1824, Pais de Andrade se empenhou na revolta, pedindo apoio às outras
províncias nordestinas. Seu objetivo era reunir as províncias do Nordeste em uma república,
denominada de Confederação do Equador.
Foram mandados emissários às províncias da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Porém a
repressão sobre esta revolta foi intensa. D. Pedro I enviou navios de guerra para derrotá-la. Após a
derrota das tropas republicanas de Pernambuco, as outras províncias se enfraqueceram e foram
derrotadas.
Seus líderes foram todos executados, entre eles Frei Caneca, que morreu fuzilado, pois ninguém
tinha coragem de enforcá-lo.
Revolta dos Quebra-Quilos:Ocorrida em 1874, ficou assim conhecida pela modificação que
provocou no sistema de pesos e medidas, fato este que provocou uma grande revolução na
Paraíba. Esta revolta causou muitas prisões, inclusive a do padre de Campina Grande (Calisto
Correia Nóbrega).
Ronco da Abelha:A revolta do ronco da abelha se deu nos sertões de Pernambuco, Alagoas, Ceará
e Paraíba, em 1851, com o intuito de fazer o controle sobre os trabalhadores, visto que, com a
queda do tráfego negreiro, os homens livres foram trabalhar.
Princesa Isabel>Frente de oposição ao presidente João Pessoa, na cidade de Princesa Isabel,
Paraíba. Teve como líder José Pereira, que possuía amizades influentes no Estado.
Coluna Prestes>Foi um movimento iniciado por alguns políticos que estavam descontentes com o
governo do presidente do Rio Grande do Sul, e velhos participantes da Revolta Federalista de 1893.
Seus principais líderes foram: Luís Carlos Prestes, Miguel Costa e Juarez Távola.
Os integrantes da Coluna, apesar de todas as dificuldades, conseguiram romper as barreiras do sul.
Ao final, a Coluna se retirou para a Bolívia, o Paraguai e a Argentina.

Revolução de 30:Representou o acontecimento mais importante em toda a história da Paraíba. A
liderança da Paraíba foi para frente a partir do memento em que João Pessoa recusou aceitar a
candidatura de Júlio Prestes à presidência da república.
Tudo piorou com o levante de Princesa, que contou com o apoio de todos os coronéis do açúcar e
do algodão, entre outros fatores que contribuíram para o agravamento da situação.
Logo após esse acontecimento, veio a morte do presidente da Paraíba,João Pessoa. A revolução se
espalhou por diversos lugares (Nordeste do Maranhão à Bahia).

4.2 Governadores da PB após a revolução de 1930
Após a Revolução de 30, explicada anteriormente, o Estado da Paraíba teve os seguintes
governadores:
Álvaro Pereira de Carvalho (ficou no poder até 4 de outubro de 1930);
José Américo de Almeida (04/10/1931-09/10/1930);
Antenor de França Navarro (10/11/1930-1931);
Gratuliano da Costa Brito (1932);
José Marquês da Silva Mariz (1934);
Argemiro de Figueiredo (1935);
Ruy Carneiro (1940-1945);
Samuel Duarte (1945);
Severino Montenegro (1945-1946);
Odon Bezerra Cavalcanti (1946);
José Gomes da Silva (1946-1947);
Oswaldo Trigueiro (1947-1950);
José Targino (1950-1951);
José Américo de Almeida (1951-1953, 1954-1956);
João Fernandes de Lima (1953-1954);
Flávio Ribeiro Coutinho (1956-1958);
José Fernandes de Lima (1960-1961);
Pedro Moreno Godim (1958-1960 e depois 1961-1966);
João Agripino Filho (1966-1971);
Ernani Sátyro (1971-1975);
Ivan Bichara Sobreira (1975-1979);
Dorgival Terceiro Neto (1979);
Tarcísio Burity (1979-1982);
Clóvis Bezerra (1982-1983);
Wilson Braga (1983-1986);
Riveldo Bezerra Cavalcante (1986);
Milton Cabral (1986-1987);
Tarcísio Burity (1987-1991);
Ronaldo Cunha Lima (1991-1994);
Cícero Lucena (1994-1995);
Antônio Mariz (1995);
José Maranhão (1995 - ....).

4.3 Sítios Arqueológicos da PB
Em se tratando de arqueologia, a Paraíba possui um potencial invejável.
No município de Ingá, encontra-se o sítio arqueológico mais visitado do Estado, conhecido como

Pedra do Ingá, onde estão gravadas, na dura rocha, no leito de um rio, dezenas e dezenas de
inscrições rupestres, formando fantásticos painéis com mensagens até hoje não decifradas.
Embora ainda fazendo parte do desconhecido, os achados da Pedra do Ingá estão já há bastante
tempo catalogados por notáveis arqueólogos como um dos mais importantes documentos líticos,
motivando permanente e incessantes pesquisas, que buscam informações mais nítidas sobre a vida
e os costumes de civilizações passadas.
Seriam as itacoatiaras do Ingá manifestações dos deuses? O que estes antepassados quiseram
transmitir, com suas inscrições sincronizadas, esculpidas na rocha? As respostas vêm sendo
tentadas por arqueólogos, antropólogos, astrônomos e ufólogos, que chegam de várias partes do
mundo, interessados em desvendar esses mistérios.
O destaque do Sítio Arqueológico são três painéis de riquíssima arte rupestre. Existem sulcos e
pontos capsulares seqüênciados, ordenados, que lembram constelações, serpentes, fetos e variados
animais, todas parecendo o modo que os indígenas ou os visitantes de outras latitudes tinham para
anunciar idéias ou registrar fatos e lendas. O bloco principal, de 24 metros de comprimento por
cerca de 4 metros de altura, divide o rio Ingá de Bacamerte em dois, durante o inverno. No verão,
o rio corre por trás das inscrições.
No sítio arqueológico de Ingá surgiu um Museu de História Natural, que acolhe cerca de duas
dezenas de fósseis de animais que aí viveram, retirados do sítio Maringá e em Riachão do
Bacamarte.
O sítio arqueológico de Ingá é ainda uma reserva ecológica da biosfera da caatinga, onde
encontram-se diversas espécies de árvores, entre elas uma velha baraúna, com mais de 100 anos
de vida. Curiosamente, a ingazeira, espécie de árvore que inspirou o nome da cidade, desapareceu
a mais de 40 anos. A prefeitura de Ingá está trazendo da cidade de Areia várias mudas de
ingazeira, a fim de restaurar um pouco da história local.
No alto sertão, mais propriamente no município de Sousa, encontra-se o Vale dos Dinossauros, uma
vasta área onde estão registradas inúmeras pegadas fossilizadas de animais pré-históricos,
transformadas em rochas pela ação do tempo.

5. DIVISÃO GEOPOLÍTICA

5.1.1 Localização
A Paraíba se encontra localizada no leste da região Nordeste. Com uma área de 56.584,6 Km², o
Estado se caracteriza como um dos menores do país.
Por ser cortado pelo Planalto da Borborema, a região sertaneja do Estado possui um clima
extremamente seco, característico do sertão nordestino. Isso ocorre porque o Planalto da
Borborema impede a passagem de massas de ar que iriam provocar chuvas no interior.

5.1.2 Limites
A Paraíba possui, entre seus extremos, a Ponta do Seixas , importante ponto turístico da capital do
Estado. Localizada na praia do Cabo Branco, a Ponta do Seixas é o local que marca o ponto mais
oriental das Américas. Este local marca o limite do Estado para o leste, onde o mesmo se encontra
com o Oceano Atlântico.

Já à oeste, a Paraíba se limita com o Estado do Ceará, cuja capital é Fortaleza. Ao norte, o Estado
se limita com o Rio Grande do Norte, que tem Natal como capital.
Finalmente, ao sul, a Paraíba se limita com o Estado de Pernambuco, cuja capital é Recife.

5.1.3 Microregiões
Microregiões Homogêneas
CIDADE

KM

Catolé do Rocha

2.952 Km²

Seridó Paraibano

2.669 Km²

Curimataú

2.755 Km²

Piemente da Borborema

2.345 Km²

Litoral da Borborema

2.345 Km²

Sertão de Cajazeiras

5.567 Km²

Depressão do Alto Piranhas

12.409 Km²

Brejo Paraibano

1.105 Km²

Agro Pastoral do Alto Paraíba

1.698 Km²

Serra do Teixeira

3.043 Km²

5.1.4 Relevo
As terras que formam a Paraíba não apresentam a mesma forma em todo o Estado. A baixada
litorânea possui altitudes que variam entre 0 e 10 metros e tem as seguintes formas de relevo:
I - As praias: Depósitos arenosos ou terras de várzeas, que ficam junto às embocaduras dos rios
que lançam suas águas no Oceano Atlântico.
II - Restingas: Depósitos arenosos em forma de língua ou flecha.
III - Dunas: São montes de areia formados pela ação dos ventos.
IV- Mangues: São planícies de marés com vegetação formada por árvores e arbustos.
Os tabuleiros variam de altitude de 20 a 30 metros, havendo alguns com até 200 m. São formados
pelo acumulo de terras provenientes de lugares mais altos. São terras altamente férteis e próprias
para o cultivo da cana-de-açúcar.
As planícies aluviais correspondem aos grandes vales formados pelos rios Paraíba e Mamanguape,
que cortam os tabuleiros.

O Planalto da Borborema constitui a parte mais elevado do relevo paraibano, cruza a Paraíba de
Nordeste a Sudeste, com presença de várias serras, com altitude variando entre 500 e 650 metros.
Entre as principais serras, podemos destacar a da Araruna, Viração, Caturité, Teixeira, Comissária e
outras.
Na Serra de Teixeira fica o Pico do Jabre, o ponto mais elevado da Paraíba, com mais de 1.000
metros de altitude.
A depressão sertaneja se inicia em Patos, após a serra da viração. Constituem um conjunto de
terras baixas, ocupando uma área extensa entre a Borborema e as terras situadas nos estados
vizinhos.

5.1.5 Clima
A Paraíba situa-se à faixa tropical do hemisfério sul, pois está a uma latitude de 7° próximo ao
Equador, porém existem desvios significativos no sentido leste-oeste dos ventos, provocados pelas
regiões planálticas.
A região situada próximo ao Equador recebe uma alta radiação energética, que corresponde a
3.000 horas de insolação anual, determinando um clima quente e úmido, com temperatura média
anual de 26°C. Percebe-se também pequenas diferenças térmicas influenciadas pelo relevo.
A Paraíba situa-se dentro das faixas dos ventos do Sudeste (alísios), porém estes ventos sofrem
desvios relevantes devido à presença de áreas serranas, mais ou menos transversais à direção
destes ventos, o que evidenciam sobre a força e a continuidade da massa de ar. Este fato
determina uma zona de chuvas abundantes na parte oriental, no inverno; uma zona de chuvas
escassas na parte central, no verão e uma zona de chuvas menos escassas na parte ocidental no
verão e outono.
O total pluviométrico de 400 a 1.000 mm, juntamente com o período de seca, possuem grande
influência na atividade agropecuária da Paraíba.
Podemos concluir que as regiões mais próximas do mar estão sob o domínio do clima quente e
úmido. A partir que distanciam-se do litoral as regiões passam a ter o predomínio de climas
quentes e secos.

5.1.6 Hidrografia
A mais forte característica dos rios paraibanos é o fato de a maioria serem temporários, ou seja,
diminuem bastante de volume ou mesmo secam nos períodos de saca, principalmente no sertão, o
que complica a agricultura na região.
As principais bacias hidrográficas da Paraíba são a do rio Piranhas, a do Paraíba, a do Curimataú, a
do Camaratuba, a do Mamanguape, a do Miriri, a do Gramame e a do Abiaí.
A principal bacia de todas é a do rio Piranhas, que nasce na serra do Bongá, na fronteira com o
Estado do Ceará. Ele tem uma relevante importância para o Estado, uma vez que através da
barragem de Mãe D'Água, em Coremas, viabiliza a irrigação de muitas terras.
O Rio Paraíba, o mais famoso do Estado, nasce na serra de Jabitacá, em Monteiro, no Planalto da
Borborema.

5.1.7 População
No final da década de 70 e início de 80, a Paraíba possuía uma população de 2.770.176 habitantes.
Um novo recenseamento, realizado em 1996, revelou uma população total de 3.305.562
habitantes, sendo 1.598.372 homens e 1.707.190 mulheres.
A população descendo do elemento branco, que era o português colonizador, do negro, procedente
da África como escravo para trabalhar na agricultura, e o índio, de origem local.
A população é essencialmente mestiça, resultante da miscigenação dos três grupos étnicos:
Mulato: Mistura do branco com o negro. Predominante no litoral do Estado.
Caboclo: Mistura do branco com o índio, predominante no interior do Estado.
O cafuzo: Mistura do negro com o índio. Este é mais raro.
A Paraíba ocupa o 4° lugar no Nordeste em população absoluta, com uma densidade demográfica
de 58,63 hab/Km².
O litoral tem as maiores densidades do Estado, com 300 hab/Km², observados na grande João
Pessoa, por ser uma área mais urbanizada e polarizadora. O Agreste e o Brejo vêm depois com
densidades entre100 e 300 hab/Km², seguido do Sertão, com densidades entre 10 e 25 hab/Km²,
elevando-se para 50 hab/Km² em algumas regiões urbanas.
Em 1970, a população paraibana se encontrava, na sua maioria, no campo. Havia 58% de
habitantes no campo, contra 42% nas cidades. Em 1980, o quadro já havia se invertido (42% rural
e 58% urbana). Essa mudança, que ocorreu em todo o país nesse período e que tende a evoluir, é
proveniente do êxodo rural, onde famílias inteiras saem do campo e vão para as cidades a procura
de melhores condições de vida.
Entre os anos de 70 e 80, houve redução de pessoas no setor primário, de 64,83% para 49,99%, o
que só veio a confirmar a transferência da população do campo para as cidades. Durante este
período, verificou-se um crescimento do setor terciário, de 26,44% para 36,96%. Isto se justifica
pelo fato de as pessoas provenientes do campo trabalharem nas cidades justamente neste setor.
De acordo com o censo de 1980, 54,5% da população possuía entre 0 e 19 anos, 37,8% entre 20 e
59 anos e 7,7% com 60 anos ou mais.
Já o censo de 1989 mostrou um declínio da população jovem para 48,4%, o aumento da população
adulta para 42,2% e dos idosos para 9,4%.

5.2. PARAÍBA ATUAL

5.2.1 Aspectos Políticos:
Por toda parte, dentro da Paraíba, existem análogos problemas de seca, condições sociais e
similares. As razões de existência dos "chefes políticos" não diferem muito entre si, pelo menos
quando se toma a situação como um todo. Os fenômenos de independência constatados na Paraíba
correspondem à existência de aglomerações relativamente pequenas.

O problema das cidades ganha relevo na análise política. A síntese dos diferentes elementos, que
são as cidades e campo, os "chefes políticos" e os eleitores, afasta-se ainda mais do esquema
traçado para a Paraíba. Neste Estado, os partidos políticos são conseqüência de uma certa situação
de fato, histórica e contingente.
Os partidos políticos paraibanos são os seguintes:
PCB >Partido Comunista Brasileiro
PSB>Partido Socialista Brasileiro
PSD> Partido Social Democrático
UDN>União Democrática Nacional
PTB - >Partido Trabalhista Brasileiro
PSP - >Partido Social Progressista
PL>Partido Liberal
PTN>Partido Trabalhista Nacional
PRN>Partido da Reconstrução Nacional
PDS>Partido Democrático Social
PDT>Partido Democrático Trabalhista
PFL>Partido da Frente Liberal
PSC>Partido Social Comunista
PMN>Partido da Movimentação Nacional
PMDB>Partido do Movimento Democrático Brasileiro
PT>Partido dos Trabalhadores
PC do B>Partido Comunista do Brasil
PSDB>Partido Socialista Democrático Brasileiro
PST>Partido Social Trabalhista
PDC>Partido Democrático Cristão
Os principais órgãos públicos que auxiliam o governo são:
Telpa:Telecomunicações da Paraíba, responsável pelos serviços telefônicos;
Paraiban:Banco do Estado da Paraíba S/A. Foi fechado pelo Banco central e reaberto no goveerno
de Ronaldo Cunha Lima;

Cagepa:Companhia de Água e Esgoto da Paraíba;
Ceasa:Centrais de Abastecimento Sociedade Anônima, responsável pelo abastecimento agrícola;
Saelpa:Sociedade Anônima de Eletrificação da Paraíba, responsável pelo abastecimento de energia
elétrica no Estado, com exceção de Campina Grande, onde o serviço é prestado pela Celb;
Ipep:Instituto de Previdência do Estado da Paraíba, responsável pela assistência médica, benefícios
e aposentadorias dos trabalhadores estaduais;
Cehap:Companhia Estadual de Habilitação Popular, responsável pela habilitação das pessoas mais
pobres;
Pbtran:Batalhão da Polícia de Trânsito;
ECT:Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Para coordenar as atividades comerciais, agrícolas, sociais e políticas, a fim de melhorar as
condições de vida da população, o poder é dividido em três:
Poder Legislativo:Exercido pelos deputados estaduais, eleitos pelo povo como seus
representantes, durante um período de 4 anos.
Poder Judiciário:Exercido pelo Tribunal de Justiça, por meio dos desembargadores e juizes.
Poder Executivo: Exercido pelo governador do Estado, que atua por 4 anos.

5.2.2 Aspectos Econômicos
Sob o ponto de vista econômico, considerando a P.E.A. (população economicamente ativa)
correspondente aos setores econômicos, percebe-se que está ocorrendo uma redução no número
de pessoas ocupando o setor primário paraibano, o que confirma a saída da população do campo.
Enquanto isso, nas cidades, o setor terciário está sofrendo aumento gradativo, ao receber a
população proveniente do setor primário.
A debilidade da indústria no Estado mostrou uma redução nos percentuais da população
pertencente ao setor secundário entre as décadas de 70 e 80. A indústria, em 1995, teve uma
crescimento de 7,7% e sua produção de 2,6%, que por pouco não se nivelou ao crescimento líquido
demográfico.
Apesar da população paraibana continuar participando cada vez menos do setor primário, este
ainda representa a base da economia do Estado. Os principais produtos agrícolas paraibanos são:
Abacaxi: Sobre o qual a Paraíba se destaca como o maior produtor, tendo grande importância para
a exportação. O abacaxi é cultivado em Sapé, Mari e Mamanguape.
Sisal Nos anos 50 e 60 foi o principal produto agrícola paraibano. Hoje ocupa o terceiro lugar na
exportação estadual.
Cana-de-açúcar:Possui grande importância econômica, pois dela se fabrica o álcool usado como
combustível. As principais áreas de cultivo são os vales, os tabuleiros e o litoral.
Algodão: Na região sertaneja, ocupa lugar de destaque. Essa cultura já representou o principal
produto agrícola paraibano.

Mandioca, milho e feijão:São culturas de subsistência.
Na produção animal, destacamos os rebanhos:
Bovino:Sua produção se destina basicamente a alimentação local. Localiza-se mais intensamente
no Agreste e no Sertão.
Suíno:Com a melhoria das técnicas de criação, o rebanho vem apresentando um crescimento.
Localiza-se no Cariri e no Sertão.
Caprinos e Ouvinos: Fornece carne e leite. Localiza-se nos Cariris e no Sertão.
Eqüinos, Asininos e Muares: Destinados ao transporte.
Percebe-se que a pecuária é praticada de forma extensiva na Paraíba.

5.2.3 Aspectos Sociais
Nosso povo surgiu na mistura das raças branca, negra e índia. Esta última já habitava a região.
A população da Paraíba é essencialmente mestiça, o que resulta da união de três etnias: a mulata,
a cabocla e a cafuza.
A Paraíba é o Estado mais pobre do Brasil, mas atualmente o governo do estadual está com a
iniciativa de gerar empregos, trazendo indústrias do sul do país como, por exemplo, podemos citar
a Embratex (indústria têxtil implantada em Campina Grande há pouco tempo).

5.2.4 Aspectos Religiosos
Na Paraíba existem várias religiões, porém o Catolicismo é a predominante. O protestantismo vem
crescendo muito nos últimos tempos e cada vez mais atrai adeptos da Igreja Católica. Par evitar
isso, os carismáticos vêm se esforçando para buscar jovens, a fim de mostrar-lhes um catolicismo
mais atrativo e que possa chamar-lhes a atenção.
Existem Igrejas Protestantes, como por exemplo a Universal do Reino de Deus, que podem ser
consideradas como "comerciantes", pelo fato de exigirem dinheiro de seus fiéis. Este tipo de Igreja
tem obtido um sucesso e uma divulgação impressionantes, já que são bastante difundidas pelos
meios de comunicação.
Além da Igreja Universal do Reino de Deus, há outras Igrejas protestantes, também bastante
difundidas, como a Igreja Presbiteriana e a Assembléia de Deus.
Além dessas Igrejas citadas existem outras com um número menor de adeptos, e outras que são
consideradas seitas, tais como Umbanda, Igreja Messiânica e Borboleta Azul. Estão presentes
também a doutrina espírita, a Gnose (controle da mente), Igreja dos Mormos, bem como Escolas
Iniciáticas, como a Ordem Rosa Cruz e a Ordem Maçônica, além de uma série de outras intituições
menos significativas.

5.2.5 Aspectos Culturais
Folclore

As manifestações folclóricas e populares existem em grande quantidade na Paraíba. Tais
manifestações fazem parte da cultura do Estado paraibano.
Dentre estes acontecimentos, podemos citar:festas de padroeiro, festas natalinas,festas juninas,
casamentos, batizados, noivados, festas de ano novo, festas de caráter religioso, vaquejadas,
exposições agropecuárias, festas do calendário cívico, entre outras.
Artesanato
Literatura transmitida de pessoa a pessoa, que se conserva na memória do povo. Fazem parte
desta literatura: as anedotas, a cantoria de viola, a glosa, a parlenda, o folheto de cordel, o
provérbio, advinha, etc.
Anedota: Tipo de estória curta, que tem por finalidade provocar risos em alguém.
Cantoria:Atividade própria do poeta-cantador. A cantoria sofreu codificações desde o seu
surgimento até hoje, e atrai muitas pessoa para vê-la.
Parlenda:Poema feito em versos curtos, geralmente utilizados para distrais crianças.
Provérbio:Sentença breve, criada pelo povo. Tem por finalidade mostrar a experiência humana.
Advinha: Tipo de passatempo divertido.
Festas Populares
Na Paraíba, as festas cívicas e populares são comemoradas pela população com grande entusiasmo.
Os paraibanos aprenderam a festejar acontecimentos religiosos com os portugueses, tendo
influência também dos indígenas.
Os festejos populares realizados em homenagem aos padroeiros servem para reencontrar pessoas
que não se vinham a muito tempo, especialmente familiares que vêm de outras localidades para
fazer uma visita à sua terra natal. Esses festejos também servem para o divertimento da
população.
As principais festas populares são:
Festa de Nossa Senhora das Neves e Festa de Nossa Senhora da Penha, ambas comemoradas em
João Pessoa; e Micarande, festas populares comemoradas em Campina Grande, que atraem turistas
de todo o país;
Festa da Luz, em Guarabira;
Festa da Guia, em Patos;
Festa do Rosário, que ocorre em Pombal e Santa Luzia.

O autor
Leandro de Lima Lira nasceu no dia 11 de maio de 1981, em
Campina Grande. É graduando em Ciências da Computação (UFCG)
e Direito (UEPB), ambos com ingresso em 1999. Possui o Curso de
Formação de Alfabetizadores de Jovens e Adultos do Projeto
BBeducar, promovido pela Fundação Banco do Brasil, em Campina
Grande; Abril de 2001. Curso PCN em AÇÃO, promovido pela
Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande; 2001 e
2002.
Em 1997, quando ainda estudava no 2º ano do Ensino Médio do
Colégio Imaculada Conceição (Damas), em Campina Grande, PB,
elaborou a monografia de História da Paraíba, juntamente com
Aluízio Jácome, Andréia Benari Oliveira, Camila Azevêdo e Érica
Samara.
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· Home page: www.leandrolira.cjb.net