MED.
CAUT.
EM
ARGÜIÇÃO
DE
DESCUMPRIMENTO
FUNDAMENTAL 186-2 DISTRITO FEDERAL
ARGÜENTE(S)
ADVOGADO(A/S)
ARGÜIDO(A/S)

DE

PRECEITO

: DEMOCRATAS - DEM
: ROBERTA FRAGOSO MENEZES KAUFMANN
: CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA CEPE
: REITOR DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
: CENTRO DE SELEÇÃO E DE PROMOÇÃO DE
EVENTOS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA CESPE/UNB

ARGÜIDO(A/S)
ARGÜIDO(A/S)

DECISÃO: Trata-se de arguição de descumprimento de
preceito

fundamental,

proposta

pelo

partido

político

DEMOCRATAS (DEM), contra atos administrativos da Universidade
de Brasília que instituíram o programa de cotas raciais para
ingresso naquela universidade.
Alega-se ofensa aos artigos 1º, caput e inciso III;
3º, inciso IV; 4º, inciso VIII; 5º, incisos I, II, XXXIII,
XLII, LIV; 37, caput;

205; 207, caput; e 208, inciso V, da

Constituição de 1988.
A peça inicial defende, em síntese, que "(...) na
presente

hipótese,

Universidade

de

sucessivos

Brasília

atos

estatais

atingiram

preceitos

oriundos

da

fundamentais

diversos, na medida em que estipularam a criação da reserva de
vagas

de

20%

para

negros

no

acesso

às

vagas

universais

e

instituíram verdadeiro `Tribunal Racial', composto por pessoas
não-identificadas
indivíduos

e

por

ficariam,

meio

do

qual

os

sorrateiramente,

direitos

à

mercê

dos
da

discricionariedade dos componentes, (...)"(fl. 9).
O

autor

esclarece,

inicialmente,

que

a

presente

arguição não visa a questionar a constitucionalidade de ações
afirmativas

como

políticas

necessárias

para

a

inclusão

de

minorias, ou mesmo a adoção do modelo de Estado Social pelo

Brasil e a existência de racismo, preconceito e discriminação
na

sociedade

impugna,

brasileira.

Acentua,

especificamente,

a

dessa

adoção

de

forma,

que

políticas

a

ação

afirmativas

"racialistas", nos moldes da adotada pela UnB, que entende
inadequada para as especificidades brasileiras.
Assim, a petição traz trechos em que se questiona se
"a

raça,

critério

isoladamente,
válido,

pode

ser

legítimo,

considerada

razoável,

no

Brasil

constitucional,

um
de

diferenciação entre o exercício de direitos dos cidadãos" (fl.
28). Defende o partido político, com isso, que o acesso aos
direitos fundamentais no Brasil não é negado aos negros, mas
aos pobres e que o problema econômico está atrelado à questão
racial.
Alega que o sistema de cotas da UnB pode agravar o
preconceito racial, uma vez que institui a consciência estatal
da raça, promove ofensa arbitrária ao princípio da igualdade,
gera discriminação reversa em relação aos brancos pobres, além
de favorecer a classe média negra (fl. 29).
Afirma
02/2009

do

que

o

CESPE/UNB

item

7

e

os

subitens

violam

o

princípio

da

do

Edital

igualdade

e


da

dignidade humana, na medida em que ressuscitam a crença de que
é possível identificar a que raça pertence uma pessoa (fl.
29).

Assim,

indaga

a

respeito

da

constitucionalidade

dos

critérios utilizados pela comissão designada pelo CESPE para
definir a "raça" do candidato, afirmando que saber quem é ou
não negro vai muito além do fenótipo.
A petição ressalta, ainda, que a aparência de uma
pessoa diz muito pouco sobre a sua ancestralidade (fl. 30).
Refere, com isso, que a "teoria compensatória", que visa à
reparação

do

dano

causado

pela

escravidão,

aplicada num país miscigenado como o Brasil.

não

pode

ser

Na

inicial,

estabeleceu-se

um

é

frisado

consenso

que,

entre

os

nos

últimos

30

geneticistas

anos,

segundo

o

qual os seres humanos são todos iguais (fl. 37) e que as
características

fenotípicas

representam

apenas

0,035%

do

genoma humano. Aponta-se, dessa forma, o perigo da importação
de modelos como o de Ruanda e o dos Estados Unidos da América
(fls. 41-43).
Sustenta-se,

ademais,

que

os

dados

estatísticos

referentes aos indicadores sociais são manipulados e que a
pobreza no Brasil tem "todas as cores" (fls. 54-58).
Especificamente quanto ao sistema de classificação
racial

da

UnB,

o

arguente

enfatiza

que

todos

os

censos

brasileiros sempre utilizaram o critério da autoclassificação
(fl. 61).
Expõe

que,

no

Brasil,

"a

existência

de

valores

nacionais, comuns a todas as raças, parece quebrar o estigma
da classificação racial maniqueísta" (fl. 67).
Conclui, assim, que as cotas raciais instituídas pela
UnB

violam

o

princípio

constitucional

da

proporcionalidade,

por ofensa ao subprincípio da adequação, no que concerne à
utilização

da

raça

como

critério

diferenciador

de

direitos

entre indivíduos, uma vez que é a pobreza que impede o acesso
ao ensino superior (fl. 74). Sugere que um modelo que levasse
em conta a renda em vez da cor da pele seria menos lesivo aos
direitos

fundamentais

e

também

atingiria

a

finalidade

pretendida de integrar os negros (fl. 75).
Quanto

ao

periculum

in

mora,

afirma

o

partido

político que o resultado do 2º Vestibular 2009 da Universidade
de Brasília, o qual foi realizado de acordo com o sistema de
acesso por meio de cotas raciais, foi publicado no dia 17 de
julho de 2009, e o registro dos estudantes aprovados, cotistas

e não cotistas, está previsto para os dias 23 e 24 de julho de
2009 (fl. 76).
O

pedido

final

da

arguição

de

descumprimento

de

preceito fundamental está assim formulado:
"(...)seja a ação julgada procedente para o fim de que
esta
Egrégia
Corte
Constitucional
declare
a
inconstitucionalidade, com eficácia erga omnes, efeitos
ex tunc e vinculantes dos seguintes atos administrativos
e normativos: (i) Ata da Reunião Extraordinária do
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade
de Brasília (CEPE), realizada no dia 6 de junho de 2003;
(ii) Resolução nº 38, de 18 de junho de 2003, do Conselho
de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de
Brasília (CEPE); (iii) Plano de Metas para a Integração
Social, Étnica e Racial da Universidade de Brasília ­
UnB, especificamente os pontos I ("Objetivo"), II ("Ações
para alcançar o objetivo"), l ("Acesso"), alínea `a'; II
("Ações para alcançar o objetivo"), II ("Permanência"),
`l', `2' e `3, a, b, c'; e III ("Caminhos para a
implementação"), itens 1, 2 e 3. As impugnações aqui
referidas tomam por base o texto literal do Plano de
Metas, apesar da evidente confusão na distribuição entre
itens, alíneas e subitens; e (iv) Item 2, subitens 2.2.,
2.2.1, 2.3, item 3, subitem 3.9.8 e item 7 e subitens, do
Edital nº 2, de 20 de abril de 2009, do 2º Vestibular de
2009 ­ CESPE/UnB, por ofensa descarada e manifesta ao
artigo 1º, caput (princípio republicano) e inciso III
(dignidade da pessoa humana); ao artigo 3º, inciso IV
(veda o preconceito de cor e a discriminação); o artigo
4º, inciso III (repúdio ao racismo); o artigo 5º, incisos
I (igualdade), II (legalidade), XXXIII (direito à
informação dos órgãos públicos), XLII (vedação ao
racismo) e LIV (devido processo legal e princípio da
proporcionalidade), o artigo 37, caput (princípios da
legalidade, da impessoalidade, da razoabilidade, da
publicidade, da moralidade, corolários do princípio
republicano), além dos artigos 205 (direito universal de
educação), 206, caput e inciso I (igualdade nas condições
de acesso ao ensino), 207 (autonomia universitária) e
208, inciso V (princípio do acesso aos níveis mais
elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística
segundo a capacidade de cada um), todos da Constituição
Federal." (fl. 79)

Em

despacho

de

21

de

julho

de

2009

(fl.

613),

requisitei as informações dos arguidos e as manifestações do
Advogado-Geral

da

União

e

do

Procurador-Geral

da

República

(art. 5º, § 2º, da Lei n° 9.882/99).
O Reitor da Universidade de Brasília, o Diretor do

Centro de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília e o
Presidente

do

Conselho

de

Ensino,

Pesquisa

e

Extensão

da

Universidade de Brasília prestaram informações (fls. 628-668),
alegando

a

impossibilidade

descumprimento

de

da

preceito

propositura

fundamental,

por

de

arguição

ser

de

cabível

o

ajuizamento de ação direta de inconstitucionalidade (fl. 636).
Asseveraram,

com

base

no

princípio

da

dignidade

da

pessoa

humana, a constitucionalidade dos atos impugnados (fls. 636640). Sustentaram que "não é possível ignorar, face à análise
de abundantes dados estatísticos, que cidadãos brasileiros de
cor negra partem, em sua imensa maioria, de condições sócioeconômicas

muito

desfavoráveis

comparativamente

aos

de

cor

branca" (fl. 643). Alegaram, ainda, que a Convenção sobre a
Eliminação

de

Todas

as

Formas

de

Discriminação

Racial,

ratificada pelo Brasil, prevê ações afirmativas como forma de
rechaçar a discriminação racial (fl. 645). Esclarecem, assim,
que o critério utilizado pela Universidade não é o genético,
mas

o

da

análise

do

fenótipo

do

candidato

(fl.

664).

Ressaltam, por fim, que já foram realizados 10 vestibulares
utilizando-se o sistema de cotas, não havendo periculum in
mora a justificar a concessão da medida liminar requerida (fl.
667).
A Procuradoria-Geral da República manifestou-se pela
admissibilidade

da

ADPF

e

pelo

indeferimento

da

medida

cautelar postulada, "seja pela ausência de plausibilidade do
direito

invocado,

em

vista

da

constitucionalidade

das

políticas de ação afirmativa impugnadas, seja pela presença do
periculum in mora inverso" (fl. 709-733).
Na petição de fls. 735-765, o Advogado-Geral da União
manifestou-se pela denegação da medida cautelar pleiteada, por
ausência dos requisitos necessários à sua concessão.
Passo

a

decidir

tão-somente

o

pedido

de

medida

cautelar.
O art. 5º, § 1º, da Lei n° 9.882/99 permite que, no
período de recesso, o pedido de medida cautelar seja apreciado
em decisão monocrática do Presidente do STF ­ a quem compete
decidir sobre questões urgentes no período de recesso ou de
férias,

conforme

Tribunal

­,

o

a

art.

qual

13,

VIII,

do

posteriormente

Regimento

deverá

ser

Interno

do

levada

ao

referendo do Plenário da Corte.
A

presente

arguição

de

descumprimento

de

preceito

fundamental traz a esta Corte uma das questões constitucionais
mais fascinantes de nosso tempo ­ acertadamente cunhado por
Bobbio como o "tempo dos direitos" (BOBBIO, Norberto, L' età
dei diritti. Einaudi editore, Torino, 1990) ­ e que, desde
meados do século passado, tem sido o centro de infindáveis
debates em muitos países e, no Brasil, atinge atualmente seu
auge.

Trata-se

constitucional

do

difícil

dos

problema

programas

de

quanto
ação

à

legitimidade

afirmativa

que

implementam mecanismos de discriminação positiva para inclusão
de minorias e determinados segmentos sociais.
O

tema

causa

polêmica,

tornando-se

objeto

de

discussão, e a razão para tanto está no fato de que ele toca
nas

mais

profundas

concepções

individuais

e

coletivas

a

respeito dos valores fundamentais da liberdade e da igualdade.
Liberdade e igualdade constituem os valores sobre os
quais

está

fundado

constitucionalismo

o
se

Estado
confunde

constitucional.
com

a

A

história

história
da

do

afirmação

desses dois fundamentos da ordem jurídica. Não há como negar,
portanto, a simbiose existente entre liberdade e igualdade e o
Estado Democrático de Direito. Isso é algo que a ninguém soa
estranho ­ pelo menos em sociedades construídas sobre valores
democráticos ­ e, neste momento, deixo claro que não pretendo
rememorar ou reexaminar o tema sob esse prisma.

Não
dessa

posso

temática,

as

deixar

de

levar

assertivas

do

em

conta,

Mestre

e

no

amigo

contexto
Professor

Peter Häberle, o qual muito bem constatou que, na dogmática
constitucional, muito já se tratou e muito já se falou sobre
liberdade e igualdade, mas pouca coisa se encontra sobre o
terceiro valor fundamental da Revolução Francesa de 1789: a
fraternidade (HÄBERLE, Peter. Libertad, igualdad, fraternidad.
1789

como

historia,

actualidad

y

futuro

del

Estado

constitucional. Madrid: Trotta; 1998). E é dessa perspectiva
que parto para as análises que faço a seguir.
No limiar deste século XXI, liberdade e igualdade
devem

ser

(re)pensadas

segundo

o

valor

fundamental

da

fraternidade. Com isso quero dizer que a fraternidade pode
constituir

a

chave

por

meio

da

qual

podemos

abrir

várias

portas para a solução dos principais problemas hoje vividos
pela humanidade em tema de liberdade e igualdade.
Vivemos,

atualmente,

as

consequências

dos

acontecimentos do dia 11 de setembro de 2001 e sabemos muito
bem o que significam os fundamentalismos de todo tipo para os
pilares da liberdade e igualdade. Fazemos parte de sociedades
multiculturais e complexas e tentamos ainda compreender a real
dimensão

das

manifestações

racistas,

segregacionistas

e

nacionalistas, que representam graves ameaças à liberdade e à
igualdade.
Nesse

contexto,

a

tolerância

nas

sociedades

multiculturais é o cerne das questões a que este século nos
convidou a enfrentar em tema de liberdade e igualdade.
Pensar a igualdade segundo o valor da fraternidade
significa ter em mente as diferenças e as particularidades
humanas em todos os seus aspectos. A tolerância em tema de
igualdade, nesse sentido, impõe a igual consideração do outro
em

suas

peculiaridades

e

idiossincrasias.

Numa

sociedade

marcada pelo pluralismo, a igualdade só pode ser igualdade com
igual respeito às diferenças. Enfim, no Estado democrático, a
conjugação dos valores da igualdade e da fraternidade expressa
uma normatividade constitucional no sentido de reconhecimento
e proteção das minorias.
A
afirmativas

questão
voltadas

da
ao

constitucionalidade

objetivo

de

remediar

de

ações

desigualdades

históricas entre grupos étnicos e sociais, com o intuito de
promover a justiça social, representa um ponto de inflexão do
próprio valor da igualdade. Diante desse tema, somos chamados
a refletir sobre até que ponto, em sociedades pluralistas, a
manutenção do status quo não significa a perpetuação de tais
desigualdades.
Se, por um lado, a clássica concepção liberal de
igualdade

como

superada,

em

um

vista

valor
do

meramente

seu

formal

potencial

de



ser

muito
um

meio

foi
de

legitimação da manutenção de iniquidades, por outro o objetivo
de

se

garantir

uma

efetiva

igualdade

material

deve

sempre

levar em consideração a necessidade de se respeitar os demais
valores constitucionais.
Não se deve esquecer, nesse ponto, o que Alexy trata
como o paradoxo da igualdade, no sentido de que toda igualdade
de direito tem por consequência uma desigualdade de fato, e
toda

desigualdade

de

fato

tem

como

pressuposto

uma

desigualdade de direito (ALEXY, Robert. Teoría de los derechos
fundamentales.

Madrid:

Centro

de

Estudios

Políticos

y

Constitucionales; 2001). Assim, o mandamento constitucional de
reconhecimento

e

proteção

igual

das

diferenças

impõe

um

tratamento desigual por parte da lei. O paradoxo da igualdade,
portanto, suscita problemas dos mais complexos para o exame da
constitucionalidade
plurais.

das

ações

afirmativas

em

sociedades

Cortes constitucionais de diversos Estados têm sido
chamadas

a

programas

se
de

pronunciar
ações

sobre

a

afirmativas

constitucionalidade

nas

últimas

de

décadas.

No

entanto, é importante salientar que essa temática ­ que até
certo

ponto

pode

específicos

ser

tida

conforme

como

as

universal

particularidades

­

tem

contornos

históricas

e

culturais de cada sociedade.
O

tema

não

pode

deixar

de

ser

abordado

desde

uma

reflexão mais aprofundada sobre o conceito do que chamamos de
"raça". Nunca é demais esclarecer que a ciência contemporânea,
por meio de pesquisas genéticas, comprovou a inexistência de
"raças"

humanas.

existência

de

Os

uma

estudos
única

do

genoma

espécie

humano

dividida

em

comprovam
bilhões

a
de

indivíduos únicos: "somos todos muito parecidos e, ao mesmo
tempo, muito diferentes" (Cfr.: PENA, Sérgio D. J. Humanidade
Sem Raças? Série 21, Publifolha, p. 11.).
Este

Supremo

Tribunal

Federal,

inclusive,

no

histórico julgamento do Habeas Corpus nº 82.424-2/RS, frisou a
inexistência de subdivisões raciais entre indivíduos.
A

noção

de

"raça",

que

insiste

em

dividir

e

classificar os seres humanos em "categorias", resulta de um
processo político-social que, ao longo da história, originou o
racismo, a discriminação e o preconceito segregacionista. Como
explica Joaze Bernardino, "a categoria raça é uma construção
sociológica, que por esse motivo sofrerá variações de acordo
com a realidade histórica em que ela for utilizada". Em razão
disso, uma pessoa pode ser considerada branca num contexto
social e negra em outro, como ocorre com "alguns brasileiros
brancos

que

são

tratados

como

negros

nos

Estados

Unidos"

(BERNARDINO, Joaze. Levando a raça a sério: ação afirmativa e
correto

reconhecimento,

In:

Levando

a

raça

a

sério:

ação

afirmativa e universidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004, p. 1920).
De toda forma, é preciso enfatizar que, enquanto em
muitos países o preconceito sempre foi uma questão étnica, no
Brasil

o

dentre

os

problema
quais

vem

associado

sobressai

a

a

outros

posição

ou

vários

o

status

fatores,
cultural,

social e econômico do indivíduo. Como já escrevia nos idos da
década

de

40

do

século

passado

Caio

Prado

Júnior,

célebre

historiador brasileiro, "a classificação étnica do indivíduo
se faz no Brasil muito mais pela sua posição social; e a raça,
pelo

menos

posição
Formação

que

nas

classes

dos

do

superiores,

caracteres

Brasil

é

mais

somáticos"

Contemporâneo.

função

(PRADO

São

daquela

JÚNIOR,

Paulo:

Caio.

Brasiliense;

2006, p. 109).
Isso não quer dizer que não haja problemas "raciais"
no

Brasil.

O

preconceito

está

em

toda

parte.

Como

dizia

Bobbio, "não existe preconceito pior do que o acreditar não
ter preconceitos" (BOBBIO, Norberto. Elogio da serenidade e
outros escritos morais. São Paulo: Unesp; 2002, p. 122).
No

debate

sobre

o

tema,

somos

também

levados

a

analisar a diferença existente entre a discriminação promovida
pelo Estado e a discriminação praticada pelos particulares.
Desde a abolição da escravatura ­ um dos fatos mais
importantes da história de afirmação e efetivação dos direitos
fundamentais

no

Brasil

­,

não



notícia

de

que

o

Estado

brasileiro tenha se utilizado do critério racial para realizar
diferenciação legal entre seus cidadãos. Esse é um fator de
relevo que distingue o debate sobre o tema no Brasil. Nos
Estados

Unidos,

institucionalizado

por
de

exemplo,

discriminação

existiu
racial

um

sistema

estimulado

pela

sociedade e pelo próprio Estado, por seus Poderes Executivo,
Legislativo

e

Judiciário,

em

seus

diferentes

níveis.

A

segregação entre negros e brancos foi amplamente implementada
pelo denominado sistema Jim Crow e legitimada durante várias
décadas pela doutrina do "separados mas iguais" (separate but
equal), criada pela famosa decisão da Suprema Corte nos caso
Plessy vs. Ferguson (163 U.S 537 1896). Com base nesse sistema
legal segregacionista, os negros foram proibidos de frequentar
as

mesmas

escolas

restaurantes

e

que

os

lanchonetes,

brancos,
morar

em

comer

nos

determinados

mesmos
bairros,

serem proprietários ou locatários de imóveis pertencentes a
brancos,

utilizar

os

mesmos

transportes

públicos,

teatros,

banheiros etc., casar com brancos, votar e serem votados e,
enfim, de serem cidadãos dos Estados Unidos da América. Foi
nesse

específico

contexto

de

cruel

discriminação

contra

os

negros que surgiram as ações afirmativas como uma espécie de
mecanismo

emergencial

de

inclusão

e

integração

social

dos

grupos minoritários e de solução para os conflitos sociais que
se alastravam por todo o país na década de 60.
Assim,

não

preconceito

racial

transformar

numa

se

pode

existente

espécie

de

deixar
no

de

Brasil

ódio

considerar
nunca

racial

que

chegou

coletivo,

a

o
se

tampouco

ensejou o surgimento de organizações contrárias aos negros,
como a Ku Klux Klan e os Conselhos de Cidadãos Brancos, tal
como
nunca

ocorrido

nos

houve

formas

Estados
de

Unidos.

segregação

Na

República

racial

Brasileira,

legitimadas

pelo

próprio Estado.
No Brasil, a análise do tema das ações afirmativas
deve basear-se, sobretudo, em estudos históricos, sociológicos
e antropológicos sobre as relações raciais em nosso país.
Durante muito tempo, os sociólogos, antropólogos e
historiadores

identificaram

no

processo

de

miscigenação

que

formou a sociedade brasileira uma forma de democracia racial.
O apogeu da tese da "democracia racial brasileira" se deu na

década de 30, com o trabalho de Gilberto Freyre (Casa grande &
Senzala).
Na década de 50, a crença na democracia racial levou
os representantes brasileiros na UNESCO (Artur Ramos e Luiz
Aguiar Costa Pinto), após a 2ª Guerra Mundial, a propor o
Brasil

como

exemplo

de

uma

experiência

bem-sucedida

de

relações raciais.
A partir da década de 60, pesquisas financiadas pela
UNESCO, e desenvolvidas por sociólogos brasileiros (Florestan
Fernandes,

Fernando

exemplo),

Henrique

começaram

a

Cardoso

questionar

e

a

Oracy

Nogueira,

existência

dessa

por
dita

democracia. Concluíram que, no fundo, o Brasil desenvolvera
uma forma de discriminação "racial" escondida atrás do mito da
"democracia
Unidos

racial".

Apontaram

desenvolveu-se

indivíduo

o

que,

preconceito

(ancestralidade),

no

enquanto
com

Brasil

nos

base

na

existia

o

Estados

origem

do

preconceito

com base na cor da pele da pessoa (fenótipo).
Na década de 70, pesquisadores como Carlos Hasenbalg
e Nelson do Valle e Silva afirmaram que o preconceito e a
discriminação
escravatura,
partir

da

não

estavam

mas

apenas

assumiram

abolição,

fundados

novas

estando

formas

nas
e

relacionadas

sequelas

da

significados
aos

a

"benefícios

simbólicos adquiridos pelos brancos no processo de competição
e desqualificação dos negros". Simultaneamente, os movimentos
negros

passaram

a

questionar

a

visão

integracionista

das

lideranças negras brasileiras das décadas de 30, 40, 50 e 60.
Foi na década de 90, durante o governo de Fernando
Henrique Cardoso, que o tema das ações afirmativas entrou na
agenda

do

Trabalho

governo

brasileiro,

Interministerial

para

com
a

a

criação

do

Grupo

de

Valorização

da

População

Negra em 1995, as propostas do Programa Nacional de Direitos
Humanos

(PNDH)

em

1996,

e

a

participação

do

Brasil

na

Conferência

Mundial

contra

o

Racismo,

Discriminação

Racial,

Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância, em 2001, na
África do Sul.
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva aprofundou
esse processo. Criou a Secretaria Especial para a Promoção da
Igualdade

Racial,

modificou

o

Sistema

de

Financiamento

ao

Estudante e criou o Programa Universidade para Todos, prevendo
bolsas e vagas específicas para "negros". Em 2003, o Conselho
Nacional

de

Curriculares

Educação
para

a

exarou

Educação

as

das

Diretrizes

Relações

Nacionais

Étnico-Raciais

e

para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira.
Em 2005, o Senado aprovou o "Estatuto da Igualdade
Racial", projeto do Senador Paulo Paim, ainda não aprovado
pela

Câmara

direitos

para

brasileiros",
aqueles

dos

que

a

Deputados.
população

definida
"se

no

O

projeto

brasileira
artigo

classificam

como

visa
que

1º,

a

estabelecer

chama

de

parágrafo

tais

e/ou

"afro-

3º,

como

como

negros,

pretos, pardos ou definição análoga".
A análise dessas considerações históricas e do que
se

produziu

no

âmbito

da

sociologia

e

da

antropologia

no

Brasil nos leva até mesmo a questionar se o Estado Brasileiro
não estaria passando por um processo de abandono da idéia,
muito

difundida,

de

um

país

miscigenado

e,

aos

poucos,

adotando uma nova concepção de nação bicolor.
Em 2005, o jogador de futebol Ronaldo ­ "O Fenômeno"
­,

presenciando

estavam

sofrendo

as

agressões

nos

racistas

gramados

que

espanhóis,

jogadores
deu

a

negros

seguinte

declaração: "Eu, que sou branco, sofro com tamanha ignorância.
A solução é educar as pessoas". Tal declaração gerou grande
repercussão no Brasil e obrigou Ronaldo a explicar o que ele
quis dizer: "Eu quis dizer que tenho pele mais clara, só isso,
e mesmo assim sou vítima de racismo. Meu pai é negro. Não sou

branco, não sou negro, sou humano. Sou contra qualquer tipo de
discriminação".
exemplo

das

Ali

Kamel

mudanças

brasileira.

Alerta,

utiliza

que

estariam

dessa

forma,

esse

acontecimento

ocorrendo
que

a

na

crise

como

mentalidade
gerada

pela

declaração do jogador é a prova de que estamos aceitando a
tese da "nação bicolor"; que antes o discurso predominante era
favorável à autodeclaração e que agora achamos que temos o
direito

de

classificar

as

pessoas

(KAMEL,

Ali.

Não

Somos

Racistas: uma reação aos que querem nos transformar numa nação
bicolor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006, p. 139-140).
Por
"Democracia
brasileira

mais

que

se

questione

Racial"

no

Brasil,

é

vivenciou

um

processo

de

a

existência

fato

que

de

uma

a

sociedade

miscigenação

singular.

Nesse sentido, elucida Carlos Lessa que "O Brasil não tem cor.
Tem todo um mosaico de combinações possíveis" (LESSA, Carlos.
"O

Brasil

não

é

bicolor",

In: FRY,

Peter e

outros

(org.)

Divisões Perigosas: Políticas raciais no Brasil Contemporâneo.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, p. 123).
Na

Pesquisa

Nacional

por

Amostras

de

Domicílio

(PNAD), em 1976, os brasileiros se autoatribuíram 135 cores
distintas.

Tal

fato

demonstra

cabalmente

a

dificuldade

dos

brasileiros de identificarem a sua cor de pele.
Para Fátima Oliveira, "ser negro é, essencialmente,
um posicionamento político, onde se assume a identidade racial
negra.

Identidade

pertencimento

a

um

racial-étnica
grupo

racial

é
ou

o
étnico,

sentimento
decorrente

de
de

construção social, cultural e política" (OLIVEIRA, Fátima. Ser
negro no Brasil: alcances e limites, In: Revista de Estudos
Avançados, vol. 18, nº 50. Instituto de Estudos Avançados da
Universidade de São Paulo. São Paulo: IEA. Janeiro/abril de
2004, p. 57-58.)

As preocupações com as consequências da adoção de
cotas raciais para o acesso à Universidade levaram cento e
treze

intelectuais

brasileiros

(antropólogos,

sociólogos,

historiadores, juristas, jornalistas, escritores, dramaturgos,
artistas, ativistas e políticos) a redigir uma carta contra as
leis raciais no Brasil. No documento, os subscritores alertam
que "o racismo contamina profundamente as sociedades quando a
lei sinaliza às pessoas que elas pertencem a determinado grupo
racial ­ e que seus direitos são afetados por esse critério de
pertinência

de

raça".

Sustentam

que

"as

cotas

raciais

proporcionam privilégios a uma ínfima minoria de estudantes de
classe

média

falsamente

e

conservam

inclusivo,

intacta,

uma

atrás

estrutura

de

de

seu

ensino

manto
público

arruinada". Defendem que existem outras formas de superar as
desigualdades brasileiras, proporcionando um verdadeiro acesso
universal ao ensino superior, menos gravosas para a identidade
nacional, como a oferta de cursos preparatórios gratuitos e a
eliminação
("Cento

das

e

taxas

Treze

de

inscrição

cidadãos

nos

exames

anti-racistas

vestibulares

contra

as

leis

raciais", assinado por cento e treze intelectuais brasileiros,
entre

eles,

Ana

Maria

Machado,

Caetano

Veloso,

Demétrio

Magnoli, Ferreira Gullar, José Ubaldo Ribeiro, Lya Luft e Ruth
Cardoso).
A

Universidade

de

Brasília

foi

a

primeira

instituição de ensino superior federal a adotar um sistema de
cotas

raciais

iniciativa,
segundo

as

para

ingresso

baseada

na

informações

por

meio

autonomia
prestadas

do

vestibular.

universitária,

pela

UnB,

o

A

adotou,

critério

da

análise do fenótipo do candidato: "os critérios utilizados são
os do fenótipo, ou seja, se a pessoa é negra (preto ou pardo),
uma

vez

que,

característica
(fl. 664).

como



que

leva

suscitado
à

na

presente

discriminação

ou

ao

peça,

é

essa

preconceito"

O

critério

utilizado

para

deferir

ou

não

ao

candidato o direito a concorrer dentro da reserva de cotas
raciais gera alguns questionamentos importantes. Afinal, qual
é o fenótipo dos "negros" ("pretos" e "pardos") brasileiros?
Quem

está

técnica

e

legitimamente

capacitado

a

definir

o

fenótipo de um cidadão brasileiro? Essas indagações não são
despropositadas se considerarmos alguns incidentes ocorridos
na história da política de cotas raciais da UnB.
Marcos Chor Maio e Ricardo Ventura Santos relatam
que o procedimento adotado pela UnB gerou constrangimentos e
dilemas de identidade entre os candidatos:
"Os responsáveis pelo vestibular da UnB por
diversas ocasiões reiteram que a meta da comissão era o
de
analisar
as
características
físicas,
visando
identificar traços da raça negra. Esse objetivo gerou
constrangimentos diversos e dilemas identitários de não
pouca monta entre os candidatos ao vestibular, devido às
dúvidas de se os critérios seriam mesmo o de aparência
física (negra) ou de (afro-)descendência. A candidata Ana
Paula Leão Paim, a princípio na dúvida sobre se
se
declararia "negra", foi convencida pelo argumento da mãe,
que lhe disse que sua `tataravó era escrava'. Contudo,
ainda assim, Ana Paula estava preocupada pois, segundo
ela,
`pela
fotografia
não

para
analisar
a
descendência'. Outra candidata, Elizabete Braga, que `não
se intimidou com a fotografia', comentou: `Minha irmã não
seria considerada negra, por exemplo. Ela é filha de
outro pai, tem a pele mais clara e o cabelo mais liso'
(Borges, 2004). Ricardo Zanchet, um candidato que se
declarou `negro', ainda
que `com a pele clara, cabelo
liso e castanho... nem de longe lembra[ndo] um negro', e
cuja classificação não foi aceita pela comissão, afirmou:
`Vou levar a certidão de nascimento de meu avô e mostrar
a eles... Se meu avô e minha bisavó eram negros, eu sou
fruto de miscigenação e tenho direito' (Paraguassú,
2004).
(...)
Se a primeira etapa do trabalho de identificação racial
da UnB foi conduzido pela equipe da `anatomia racial', a
segunda foi conduzida por um comitê de `psicologia
racial'.
Trinta
e
quatro
dos
212
candidatos
com
inscrições negadas na primeira etapa entraram com recurso
junto à UnB. Uma nova comissão foi formada `por
professores da UnB e membros de ONGs', que exigiu dos
candidatos um documento oficial para comprovar a cor.
Foram ainda submetidos à entrevista (gravada, transcrita
e registrada em ata) na qual, entre outros tópicos, foram
questionados acerca de seus valores e percepções: `Você

tem ou já teve alguma ligação com o movimento negro? Já
se sentiu discriminado por causa da sua cor? Antes de se
inscrever no vestibular, já tinha pensado em você como um
negro?' (Cruz, 2004). O candidato Alex Fabiany José
Muniz, de 23 anos, um dos beneficiários da nova rodada da
seleção das cotas, conseguiu um certificado comprovando
que era pardo ao levar a certidão de nascimento e uma
foto dos pais. Conforme seu depoimento, `a entrevista tem
um cunho altamente político... perguntaram se eu havia
participado de algum movimento negro ou se tinha namorado
alguma vez com alguma mulata' (Darse Júnior, 2004)."
(MAIO, Marcos Chor; e SANTOS, Ricardo Ventura. Política
de Cotas Raciais, os `Olhos da Sociedade' e os usos da
antropologia: o caso do vestibular da Universidade de
Brasília [UNB]. Documento juntado à fls. 219-221 dos
autos)

Em

2004,

o

irmão

da

candidata

Fernanda

Souza

de

Oliveira, filho do mesmo pai e da mesma mãe, foi considerado
"negro", mas ela não. Em 2007, os gêmeos idênticos Alex e Alan
Teixeira

da

Cunha

foram

considerados

de

"cores

diferentes"

pela comissão da UnB. Em 2008, Joel Carvalho de Aguiar foi
considerado

"branco"

pela

Comissão,

enquanto

sua

filha

Luá

Resende Aguiar foi considerada "negra", mesmo, segundo Joel, a
mãe de Luá sendo "branca".
A adoção do critério de análise do fenótipo para a
confirmação

da

vestibulando

pode

veracidade
suscitar

da

informação

alguns

prestada

problemas.

De

pelo

fato,

a

maioria das universidades brasileiras que adotaram o sistema
de

cotas

`raciais'

seguiram

o

critério

da

autodeclaração

associado ao critério de renda.
A

Comissão

de

Relações

Étnicas

e

Raciais

da

Associação Brasileira de Antropologia (Crer-ABA), em junho de
2004, manifestou-se contrária ao critério adotado pela UnB,
nos seguintes termos:
"A pretensa objetividade dos mecanismos adotados pela UnB
constitui, de fato, um constrangimento ao direito
individual, notadamente ao da livre autoidentificação.
Além disso, desconsidera o arcabouço conceitual das
ciências sociais, e, em particular, da antropologia
social e antropologia biológica. A Crer-ABA entende que a
adoção do sistema de cotas raciais nas Universidades

públicas é uma medida de caráter político que não deve se
submeter, tampouco submeter aqueles aos quais visa
beneficiar, a critérios autoritários, sob pena de se
abrir
caminho
para
novas
modalidades
de
exceção
atentatória à livre manifestação das pessoas." (MAIO,
Marcos Chor; e SANTOS, Ricardo Ventura. Política de Cotas
Raciais,
os
`Olhos
da
Sociedade'
e
os
usos
da
antropologia: o caso do vestibular da Universidade de
Brasília [UNB]. Documento juntado à fls. 228 dos autos)

Defendendo a adoção do critério da autodeclaração no
lugar

da

análise

do

fenótipo,

Marcos

Chor

Maio

e

Ricardo

Ventura Santos concluem que:
"A comissão de identificação racial da UnB operou uma
ruptura com uma espécie de `acordo tácito' que vinha
vigorando no processo de implantação do sistema de cotas
no país, qual seja, o respeito à auto-atribuição de raça
no plano das relações sociais. A valorização desse
critério,
próprio
das
sociedades
modernas
e
imprescindível em face da fluidez racial existente no
Brasil, cai por terra a partir das normas estabelecidas
pela UnB." (MAIO, Marcos Chor; e SANTOS, Ricardo Ventura.
Política de Cotas Raciais, os `Olhos da Sociedade' e os
usos
da
antropologia:
o
caso
do
vestibular
da
Universidade de Brasília [UNB]. Documento juntado à fls.
231 dos autos.)

Ademais,

parece

haver

certo

consenso

quanto

à

necessidade de que os programas de ações afirmativas sejam
limitados no tempo, devendo passar por avaliações empíricas
rigorosas e constantes. Nesse sentido, inclusive, o "Plano de
Metas

para

Universidade

a
de

integração

social,

Brasília"

é

étnica

exemplar,

e
ao

racial
prever

da
a

disponibilidade da reserva de vagas pelo período de 10 anos
apenas (fl. 98).
Na

qualidade

de

medidas

de

emergência

ante

a

premência e urgência de solução dos problemas de discriminação
racial,

as

ações

afirmativas

não

constituem

subterfúgio

e,

portanto, não excluem a adoção de medidas de longo prazo, como
a necessária melhora das condições do ensino fundamental no
Brasil.

Outro
respeito
Brasil.

às

importante

dificuldades

Sabemos

que

a

aspecto
de

a

acesso

ser

ao

universidade

considerado

ensino

diz

superior

pública

é

no

altamente

excludente. De um lado, é preciso alargar a reflexão, para que
não

esqueçamos

fundamental,

que

mas

a

é

análise

apenas

do

uma

acesso

à

parcela

universidade

do

debate

de

é

uma

democracia inclusiva. O que se quer destacar é que devemos
pensar a questão em face do modelo de educação brasileiro como
um

todo,

para

não

buscar

soluções

apenas

na

etapa

universitária. A valorização e fomento de políticas públicas
prioritárias
(educação

e

inclusivas

básica)

e

voltadas

alternativas

às

etapas

(cursos

anteriores

técnicos)

são

fundamentais, para que não assumamos a universidade como único
caminho possível para o sucesso profissional e intelectual.
Ademais,
também

é

ressalte-se

excludente,

em

razão

que
do

nosso
modelo

ensino
restrito

superior
de

vagas

ofertadas por quase todos os cursos. Nós, que militamos na
universidade
pouquíssimos

pública,
alunos

podemos

nas

salas

verificar
de

aula,

a

presença

existindo

um

de

gasto

excessivo com professores em relação ao número de alunos. É o
caso

da

Faculdade

de

Direito

da

Universidade

de

Brasília.

Recebia 50 alunos por semestre, apenas 100 por ano. Aumentouse para 60 alunos a cada semestre, não mais do que 120 alunos
por

ano,

com

a

ampliação

do

número

de

professores

pelo

Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das
Universidades

Federais

(REUNI),

mantendo-se,

assim,

a

proporção entre o número de vagas e o número de professores.
Se considerarmos as vagas do Programa de Avaliação Seriada
(PAS) e do Sistema de Cotas para Negros, restam apenas 72
vagas no concurso universal por ano. Por que não aumentarmos o
número de vagas por professor? Um número tão reduzido de vagas
em universidades públicas é, por si só, um fator de exclusão.

A título de registro, no Brasil se gasta 58,6% da
renda

per

Austrália,
Espanha,

capita/ano
25,4%;

22,4%;

na

na

por

aluno.

Coréia,

Na

7,3%;

Argentina,

Alemanha,

41,2%;

na

Irlanda,

27,2%;

na

17,7%;

no

na

17,8%;

no

Chile,

México, 35% (Cfr.: KAMEL, Ali. Não Somos Racistas: uma reação
aos

que

querem

nos

transformar

numa

nação

bicolor.

Rio

de

Janeiro: Nova Fronteira, 2006, p. 136.).
De

outro

lado,

o

modelo

do

concurso

universal

demanda uma rediscussão. Há uma grande ironia no nosso modelo:
somente

aqueles

que

eventualmente

passaram

por

todas

as

escolas privadas é que lograrão, depois, acesso via vestibular
e poderão, então, chegar à escola pública superior, dotadas de
conceito de excelência.
Assim, somos levados a acreditar que a exclusão no
acesso às universidades públicas é determinada pela condição
financeira.

Nesse

ponto,

parece

não

haver

distinção

entre

"brancos" e "negros", mas entre ricos e pobres. Como apontam
alguns estudos, os pobres no Brasil têm todas as "cores" de
pele. Dessa forma, não podemos deixar de nos perguntar quais
serão as consequências das políticas de cotas raciais para a
diminuição do preconceito. Será justo, aqui, tratar de forma
desigual pessoas que se encontram em situações iguais, apenas
em razão de suas características fenotípicas? E que medidas
ajudarão na inclusão daqueles que não se autoclassificam como
"negros"? Com a ampla adoção de programas de cotas raciais,
como

ficará,

do

ponto

de

vista

do

direito

à

igualdade,

a

situação do "branco" pobre? A adoção do critério da renda não
seria mais adequada para a democratização do acesso ao ensino
superior

no

Brasil?

Por

outro

lado,

até

que

ponto

podemos

realmente afirmar que a discriminação pode ser reduzida a um
fenômeno meramente econômico? Podemos questionar, ainda, até
que ponto a existência de uma dívida histórica em relação a

determinado

segmento

social

justificaria

o

tratamento

com

legislações

desigual.
A
racistas

despeito

como

a

de

dos

não

convivermos

Estados

Unidos,

estudos

estatísticos

apontam para um padrão de vida dos negros muito inferior aos
dos brancos. Até que ponto essas informações corroboram a ação
afirmativa

com

utilizados

no

base

na

cor

levantamento

da
de

pele?
tais

Quais

dados?

os

critérios

Esses

estudos

poderiam ser questionados?
A
noticia

petição

que,

da

segundo

Universidade

a

"Síntese

de

de

Brasília

Indicadores

(fl.

650)

Sociais

­

2006", realizada pelo IBGE, as informações coletadas convergem
para indicar que o critério de pertencimento étnico-racial é
altamente determinante no processo de diferenciação e exclusão
social. Indicam que "a taxa de analfabetismo de pretos (14,6%)
e de pardos (15,6%) continua sendo em 2005 mais de o dobro que
a de brancos (7,0%)".
A

manifestação

do

Advogado-Geral

da

União

faz

referência à "Síntese de Indicadores Sociais ­ 2008", também
realizada pelo IBGE, segundo a qual "em números absolutos, em
2007, dos pouco mais de 14 milhões de analfabetos brasileiros,
quase 9 milhões são pretos e pardos, demonstrando que para
este setor da população a situação continua muito grave. Em
termos relativos, a taxa de analfabetismo da população branca
é de 6,1% para as pessoas de 15 anos ou mais de idade, sendo
que estas mesmas taxas para pretos e pardos superam 14%, ou
seja, mais que o dobro que a de brancos" (fl. 748).
Enquanto

muitos

se

apegam

aos

dados

estatísticos

para comprovar a existência de racismo no Brasil, outros, como
Ali

Kamel,

Simon

Schwartzman

e

José

Murilo

de

Carvalho,

questionam essas conclusões. Ali Kamel, em obra realizada em
2006, afirma que alguns estudos, muitas vezes, manipulam os

dados

referentes

"negros",

ora

aos

"pardos",

considerados

à

ora

parte.

incluídos
Refere

entre

que,

os

segundo

o

IBGE, os "negros" são 5,9%; os "brancos", 51,4% e os "pardos"
42% dos brasileiros. Afirma que, segundo os dados do PNUD,
entre 1982 a 2001, o percentual de "negros" e "pardos" pobres
caiu

de

manteve

58%

para

47%,

praticamente

enquanto

estável,

o

de

de

21%

"brancos"
para

pobres

22%.

se

Comparados

esses percentuais com o aumento da população brasileira no
período, conclui que "a pobreza caiu muito mais acentuadamente
entre os negros e pardos do que entre os brancos". (KAMEL,
Ali.

Não

Somos

transformar

Racistas:

numa

nação

uma

reação

bicolor.

aos

Rio

que

de

querem

Janeiro:

nos
Nova

Fronteira, 2006, p. 49 e 67).
É certo que o Brasil caminha para a adoção de um
modelo próprio de ações afirmativas de inclusão social, em
virtude das peculiaridades culturais e sociais da sociedade
brasileira,

que

impedem

o

acesso

do

indivíduo

a

bens

fundamentais, como a educação e o emprego.
No entanto, é importante ter em mente que a solução
para tais problemas não está na importação acrítica de modelos
construídos em momentos históricos específicos tendo em vista
realidades culturais, sociais e políticas totalmente diversas
das

quais

vivenciamos

interpretação

do

especificidades

texto

atualmente

no

constitucional

históricas

e

Brasil,

mas

na

considerando-se

as

culturais

da

sociedade

brasileira.
Thomas

Sowell,

PhD

em

economia

pela

Chigago

University e Professor das universidades de Cornell, Amherst e
University

of

California

Los

Angeles

-

UCLA,

examinou

a

aplicação de ações afirmativas em diversos países do mundo e
concluiu o seguinte:
"Inúmeros princípios, teorias, hipóteses e assertivas têm-se
utilizados para justificar os programas de ação afirmativa -

alguns comuns a vários países do mundo, outros peculiares a
determinados países ou comunidades. Notável é o fato de que
raramente essas noções são empiricamente testadas, ou mesmo
claramente definidas ou logicamente examinadas, muito menos
pesadas em relação aos dolorosos custos que muitas vezes
impõem. Apesar das afirmativas abrangentes feitas em prol dos
programas de ação afirmativa, um exame de suas conseqüências
reais torna difícil o apoio a tais programas ou mesmo dizer-se
que esses programas foram benéficos ao cômputo geral - a menos
que se esteja disposto a dizer que qualquer quantidade de
reparação social, por menor que seja, vale o vulto dos custos e
dos perigos, por maiores que sejam." (SOWELL, Thomas. Ação
Afirmativa ao redor do mundo: estudo empírico. Trad. Joubert de
Oliveira Brízida. 2ª ed. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora,
p. 198, 2004)

Infelizmente,
afirmativas

iniciou-se

no

Brasil,

de

forma

o

debate

sobre

equivocada

e

ações

deturpada.

Confundem-se ações afirmativas com política de cotas, sem se
atentar para o fato de que as cotas representam apenas uma das
formas de políticas positivas de inclusão social. Na verdade,
as ações afirmativas são o gênero do qual as cotas são a
espécie.
Estados

E,

ao

Unidos

contrário
o

sistema

do

que

muitos

de

cotas

pensam,

sofre

sérias

mesmo

nos

restrições

doutrinárias e jurisprudenciais, como se pode depreender da
análise da série de casos julgados pela Suprema Corte, dentre
os

quais

sobressaem

o

famoso

Caso

Bakke

(Regents

of

the

University of California vs. Bakke; 438 U.S 265, 1978).
Em recentes julgados, a Suprema Corte norte-americana
voltou a restringir a adoção de políticas raciais. No caso
Parents

Involved

District No. 1.

in

Community

Schools

vs.

Seattle

School

(28 de junho de 2007), no qual se discutiu a

possibilidade de o distrito escolar adotar critérios raciais
(classificando
negros

e

não

os

estudantes

negros)

como

em
forma

brancos
de

e

não

alocá-los

brancos
nas

ou

escolas

públicas, os juízes, por maioria, entenderam desarrazoado o
critério

e

salientaram

que

"a

maneira

de

acabar

com

a

discriminação com base na raça é parar de discriminar com base
na raça". O Justice Kennedy afirmou que, "quando o governo
classifica um indivíduo por raça, ele precisa primeiro definir
o que ele entende por raça. Quem, exatamente, é branco ou não

branco? Ser forçado a viver com um rótulo racial definido pelo
governo

é

inconsistente

com

a

dignidade

dos

indivíduos

em

nossa sociedade. É um rótulo que os indivíduos não têm o poder
de mudar. Classificações governamentais que obrigam pessoas a
marchar

em

diferentes

direções

de

acordo

com

tipologias

raciais podem causar novas divisões". No caso Ricci et al.
vs. DeStefano

et.

al.

(29

de junho

de

2009),

a

Corte,

por

maioria, entendeu que decisões que tomam como base a questão
da raça violam o comando do Título VII do Civil Rights Act de
1964, o qual prevê que o empregador não pode agir de forma
diversa por causa da raça do indivíduo.
A matéria atrai, ainda, a análise sobre a noção de
reserva da administração e a de reserva de lei. Sabe-se que a
reserva de lei, em sua acepção de "reserva de Parlamento",
exige que certos temas, dada a sua relevância, sejam objeto de
deliberação

democrática,

num

ambiente

de

publicidade

e

discussão próprio das casas legislativas. Busca-se assegurar,
com

isso,

a

legitimidade

democrática

para

a

regulação

normativa de assuntos que sensibilizem a comunidade.
A
conformação

reserva
e

na

de

lei

restrição

tem
dos

especial
direitos

significado

na

fundamentais.

A

Constituição autoriza a intervenção legislativa no âmbito de
proteção dos direitos e garantias fundamentais. O conteúdo da
autorização para intervenção legislativa e a sua formulação
podem assumir significado transcendental para a maior ou menor
efetividade das garantias fundamentais.
Se
afirmativa

não
como

bastasse

a

mecanismo

complexidade
de

inclusão

que

o

tema

social"

"ação

atrai,

a

definição dos critérios a serem implementados em universidades
públicas

para

definir

quem

faz

jus

ao

benefício

constitui

matéria que amplia direitos de uns com imediata repercussão na
vida de outros. Ao reservar 20% (vinte por cento) das vagas

para determinado segmento da sociedade, outra parcela estará
privada desse percentual de vagas.
Todas as ações que visem a estabelecer e a aprimorar
a igualdade entre nós são dignas de apreço. É importante, no
entanto, refletir sobre as possíveis consequências da adoção
de

políticas

critério

públicas

racial.

preconceito

e

à

que

Não

levem

podemos

discriminação

em

consideração

deixar
em

que

razão

o

da

apenas

combate

cor

da

o
ao

pele,

fundamental para a construção de uma verdadeira democracia,
reforce

as

crenças

perversas

do

racismo

e

divida

nossa

sociedade em dois pólos antagônicos: "brancos" e "não brancos"
ou "negros" e "não negros".
Todas essas questões deverão ser objeto de apreciação
pelo

Plenário

desta

Corte,

que

se

pronunciará,

em

momento

oportuno, sobre o inteiro teor do pedido de medida cautelar.
Deverá o Tribunal, ainda, analisar o cabimento desta ação e a
eventual possibilidade de seu conhecimento como ADI, em razão
da peculiar natureza jurídica de seu objeto.
O questionamento feito pelo Partido Democratas (DEM)
é de suma importância para o fortalecimento da democracia no
Brasil. As questões e dúvidas levantadas são muito sérias,
estão

ligadas

conceito

que

à
o

identidade

brasileiro

nacional,

tem

de

si

envolvem
mesmo

e

o

próprio

demonstram

a

necessidade de promovermos a justiça social. Somos ou não um
país

racista?

Qual
a

a

preconceito

e

"Democracia

Racial"

forma

mais

discriminação
ou

podemos

adequada
no

de

Brasil?

lutar

combatermos
Desistimos

para,

por

meio

o
da
da

eliminação do preconceito, torná-la uma realidade? Precisamos
nos tornar uma "nação bicolor" para vencermos as "chagas" da
escravidão? Até que ponto a exclusão social gera preconceito?
O preconceito em razão da cor da pele está ligado ou não ao
preconceito

em

razão

da

renda?

Como

tornar

a

Universidade

Pública

um

espaço

aberto

a

todos

os

brasileiros?

Será

a

educação básica o verdadeiro instrumento apto a realizar a
inclusão social que queremos: um país livre e igual, no qual
as pessoas não sejam discriminadas pela cor de sua pele, pelo
dinheiro

em

sua

conta

bancária,

pelo

seu

gênero,

pela

sua

opção sexual, pela sua idade, pela sua opção política, pela
sua orientação religiosa, pela região do país onde moram etc.?
Mas, enquanto essa mudança não vem, como alcançar
essa

amplitude

democrática?

Devemos

nos

perguntar,

desde

agora, como fazer para aproximar a atuação social, judicial,
administrativa e legislativa às determinações constitucionais
que

concretizam

igualdade

e

da

os

direitos

fundamentais

fraternidade,

nas

da

suas

liberdade,
mais

da

diversas

concretizações.
Em relação ao ensino superior, o sistema de cotas
raciais se apresenta como o mais adequado ao fim pretendido?
As

ações

afirmativas

raciais,

que

conjuguem

o

critério

econômico, serão mais eficazes? Cotas baseadas unicamente na
renda familiar ou apenas para os egressos do ensino público
atingiriam o mesmo fim de forma mais igualitária? Quais os
critérios mais adequados para as peculiaridades da realidade
brasileira?
Embora a importância dos temas em debate mereça a
apreciação célere desta Suprema Corte, neste momento não há
urgência a justificar a concessão da medida liminar.
O sistema de cotas raciais da UnB tem sido adotado
desde o vestibular de 2004, renovando-se a cada semestre. A
interposição da presente arguição ocorreu após a divulgação do
resultado final do vestibular 2/2009, quando já encerrados os
trabalhos da comissão avaliadora do sistema de cotas.
Assim, por ora, não vislumbro qualquer razão para a

medida

cautelar

de

suspensão

do

registro

(matrícula)

dos

alunos que foram aprovados no último vestibular da UnB ou para
qualquer

interferência

no

andamento

dos

trabalhos

na

universidade.
Com essas breves considerações sobre o tema, indefiro
o pedido de medida cautelar, ad referendum do Plenário.
Publique-se.
Comunique-se.
Ante o término do período de férias do Tribunal,
proceda-se à livre distribuição do processo.
Brasília, 31 de julho de 2009.

Ministro GILMAR MENDES
Presidente
(art. 13, VIII, RI-STF)